×
Loading ...

Atividades e jogos motivacionais

Atualizado em 20 julho, 2017

Os jogos motivacionais para crianças são usados para incentivar a aprendizagem, elevar a autoestima e desenvolver habilidades sociais. Eles podem ser executados em grupo ou individualmente. A maioria das crianças são fascinadas por animais, especialmente peixes. Jogos motivacionais e atividades envolvendo peixes não só constroem a autoestima do aluno, mas incentivam a leitura, a linguagem, matemática e habilidades sociais.

Jogos com peixes podem motivar os alunos a aprender matemática (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Caça ao tesouro do peixe

As habilidades de leitura são cruciais para o sucesso ao longo da vida. As crianças precisam começar a ler em uma idade precoce, ou elas terão dificuldades mais tarde e, eventualmente, podem perder a motivação para ler. Motive a leitura no jardim de infância com uma caça ao tesouro do peixe. Diga às crianças que elas estão em uma caça ao tesouro e esconda várias pistas escritas em peixes de papel espalhados pela sala. Faça com que a leitura seja fácil para que as crianças sejam capazes de compreender as pistas. Faça elas se revezarem na leitura. No final da caça ao tesouro, as crianças encontrarão uma caixa de tesouro cheia de gomas em forma de peixes.

Loading...

Jogo de matemática do peixe

As crianças ficarão motivadas a aprenderem os números durante o jogo de matemática do peixe. Antes de iniciar a aula, leia "The Rainbow Fish" (O peixe arco-íris, em tradução livre), de Marcus Pfister. Diga às crianças que todos nós somos únicos e especiais. Discuta as qualidades de um bom amigo. Recorte vários peixes de cartolina. Escreva um número em cada peixe. Os alunos colarão o número correto de escamas brilhantes no peixe. As escamas brilhantes podem ser feitas de papel de presente ou papel alumínio.

Jogo do passe o peixe

Esse jogo ajudará os alunos a aprenderem os nomes de seus colegas e a desenvolverem habilidades sociais e os motivará a interagir com colegas de classe. Corte um peixinho de cartolina ou compre um peixe de brinquedo para usar no jogo. As crianças se sentarão em círculo. Peça às crianças que recitem o poema da seguinte maneira: "Quem pegou o peixe no grande mar azul?" O estudante -- João, neste exemplo -- que estiver com o peixe dirá seu nome e, em seguida, a classe responderá: "João pegou o peixe no grande mar azul!" O estudante segurando o peixe diz: "Quem, eu?" A classe responde: "Sim, você!" O aluno dirá: "Não pode ser!" Por fim, a classe responderá: "Então, quem?" Continue passando o peixe ao redor até que todos tenham participado.

Jogo da pesca

As crianças praticarão suas habilidades de matemática e linguagem com esse jogo. Compre diversos peixes de plástico ou de espuma em uma loja de artesanato e coloque-os em uma tigela de água. Os alunos cantarão o poema:

"Quem me ensinou a nadar Quem me ensinou a nadar Foi, foi, marinheiro, Foi o peixinho do mar Foi, foi, marinheiro, Foi o peixinho do mar "

Em seguida, diga o nome de uma criança e um número. Peça às crianças para colocarem as mãos na água e tirarem a quantidade correta de peixes.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...