Atividades de matemática para o jardim de infância envolvendo formas geométricas

Escrito por lauren thomason | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades de matemática para o jardim de infância envolvendo formas geométricas
Deixar as crianças tocarem nas formas emprega seus sentidos e ajuda na aprendizagem (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Até mesmo as crianças do jardim de infância sabem que as formas geométricas como os círculos, triângulos e quadrados estão à nossa volta. Agora tente expandir a compreensão deles sobre a geometria, mostrando-lhes formas como o hexágono, octógono e pentágono, e explicando onde eles podem encontrar essas formas conforme o dia for passando. Fazer isso trará a matemática e as formas geométricas à vida, com atividades práticas de que eles são obrigados a se lembrar.

Outras pessoas estão lendo

Fingir aplicar azulejos

As crianças do jardim de infância já devem ter visto azulejos no chão do banheiro ou em uma parede na cozinha, mas podem nunca ter visto alguém aplicá-los antes. Explique o conceito básico para os alunos: como uma pessoa aplica cola no chão e, em seguida, coloca os azulejos no lugar. Permita que os alunos finjam estar colocando azulejos no topo da sua mesa de trabalho, utilizando formas de recorte de plástico ou cartolina. Mostre aos alunos que é mais provável que um instalador de azulejos defina os pedaços juntos na mesma direção, mas que também pode criar um padrão, como duas peças retangulares colocadas na mesma direção, depois duas indo para cima e para baixo, depois duas indo novamente na mesma direção.

Caça às formas geométricas

Saia pela sala de aula e pela escola à procura de formas geométricas em objetos de uso diário. Por exemplo, aponte que a janela é um grande quadrado, mas tem quatro quadrados menores dentro dele. Ou olhe para a quadra de basquete; ela é um grande retângulo, dividida em quadrados com alguns círculos e retângulos menores dentro para a "chave" da quadra. Caminhe perto da frente da escola para olhar os sinais de trânsito; pergunte aos alunos se eles veem quaisquer sinais retangulares, triangulares ou octagonais.

Fazer formas com outras formas geométricas

Distribua pedaços geométricos de plástico e permita que os alunos criem novas formas a partir das peças distribuídas. Por exemplo, os alunos podem criar a forma de uma casa ao empilhar uma peça triangular em cima de uma quadrada. Eles também podem fazer algo que se pareça com uma casquinha de sorvete, colocando um triângulo pontudo para baixo, com um grande círculo apoiado na parte plana superior. Permita que os alunos experimentem enquanto aprendem que outras formas ou imagens podem ser criadas a partir de formas geométricas.

Criar formas usando o corpo

Ajude as crianças do jardim de infância a gastarem um pouco de energia, permitindo que criem formas com as mãos, braços e corpos. Por exemplo, os alunos podem fazer um pequeno círculo com as suas mãos, um círculo médio com os braços ou um círculo gigante, deitando-se no chão em uma forma circular com a ajuda de outros colegas. Veja quão grande ou pequeno eles podem fazer um círculo. Faça um questionário aos alunos sobre o conhecimento das formas geométricas, perguntando quantas crianças seriam necessárias para fazer um pentágono, octógono e hexágono.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível