Atividades multissensoriais para usar durante a leitura

Escrito por roy sylvan | Traduzido por samuel silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades multissensoriais para usar durante a leitura
As atividades multissensoriais ajudam a melhorar a capacidade de leitura (Nick White/Digital Vision/Getty Images)

Os alunos no ensino tradicional de leitura normalmente usam apenas a visão e a audição. Eles veem as palavras no papel ao ler e ouvem o professor falar. Os professores que utilizam atividades multissensoriais podem tornar o seu ensino mais animado e mais eficaz. Algumas atividades multissensoriais podem exigir mais esforço por parte do professor e dos alunos, mas podem resultar em grandes melhorias na capacidade dos alunos para compreender o material.

Outras pessoas estão lendo

Atuação de histórias

Peça aos alunos para encenar uma história que a classe esteja lendo. Organize-os em pequenos grupos, cada um atuando uma parte da história para a classe. Ao reproduzirem o diálogo que ilustra a história, os alunos enriquecerão a sua compreensão dos personagens e eventos. A retratação de personagens fictícios permite que seus alunos sejam alguém além de si mesmos e pode aprofundar seus conhecimentos sobre os sentimentos das outras pessoas.

Use frutas

Forneça aos seus alunos um pedaço de fruta. Diga-lhes para listar palavras que descrevem a fruta, seu cheiro e sabor. Essa atividade aumenta não só o seu vocabulário e conceitos, mas tende a torná-los mais conscientes de descrições de objetos.

Crie jogos

Desenvolva jogos que exigem que seus alunos respondam a perguntas sobre a sua leitura. O objetivo não é a competição, mas um aumento da memorização de detalhes ao ler. Outra atividade para essa finalidade é fazer com que os alunos tentem transmitir algum evento, personagem ou objeto na leitura, atuando sem falar.

Substitua palavras por arte

Peça aos alunos que descrevam um cenário e os personagens do cenário, desenhando ou pintando-os. Eles não têm de ser artistas para tentar. Se pedir que eles expliquem em palavras o que criaram para os outros alunos, então eles podem melhorar a sua criatividade e vocabulário artístico e desenvolver a capacidade de visualizar histórias e outros materiais sobre o que leram.

Elabore atividades musicais

Cole as letras do alfabeto em um instrumento musical, como um piano, que tenha teclas ou cordas suficientes. Um aluno lê uma palavra ao acaso da história e outro aluno soletra a palavra sobre o instrumento. Isso estimula o sentido auditivo, ajuda competência ortográfica e aumenta a diversão dos alunos ao mesmo tempo em que melhora a sua capacidade de leitura.

Inicie atividades de exercício

Peça aos alunos que estão envolvidos no exercício de outra forma multissensorial para auxiliar o desenvolvimento de habilidades de leitura. Os alunos mais novos podem bater palmas, ou tocar com os pés, depois de cada palavra corretamente identificada e os alunos mais velhos após cada frase, dando um reconhecimento do sucesso e do desenvolvimento de um senso de ritmo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível