Atividades online para crianças sobre civilizações antigas

Escrito por paisley parmer | Traduzido por erika f curto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades online para crianças sobre civilizações antigas
As atividades online ajudam a desvendar o mistério dos tempos antigos para as crianças (egypt temple image by Horticulture from Fotolia.com)

Independentemente de um aluno estar na primeira série, ou estudando a história do mundo no colegial, as civilizações antigas podem vir a ser um tema fascinante para a mente jovem. Existem muitos sites que oferecem às crianças uma experiência interativa, explorando essas culturas famosas do passado, com textos, jogos e outras atividades divertidas e envolventes.

Outras pessoas estão lendo

Aventuras na Grécia Antiga

Criado pela professora Mellissa Lee Price, da Staffordshire University, na Inglaterra, Aventuras na Grécia Antiga é uma atividade em multimídia online, criada para ensinar crianças de sete a oito anos sobre esta civilização antiga. Após inserir seu nome, a criança é guiada através de uma série de atividades, que compartilham informações sobre o cronograma da Grécia Antiga, assim como a geografia, Atenas e Esparta, e Monte Olimpo. A atividade termina com três breve questionários, para testar o conhecimento da criança. O aluno também tem a oportunidade de tomar notas sobre o que estiver aprendendo ao longo da atividade, escrevendo em um pergaminho que aparece na tela.

Antigo Egíto

Trazido à vida pelo The British Museum, o Antigo Egito está pronto para a exploração através de uma série de lições, histórias e desafios voltados para as crianças. Muitos aspectos do Antigo Egito são abordados no site interativo, começando com a vida egípcia e terminando com a história da escrita egípcia. Cada tópico tem uma página onde o Faraó explica ao aluno o que um faraó era. Em seguida, o aluno passa a ler uma história sobre o tema, explorá-lo através de textos e imagens interativas e, em seguida, completar um desafio (um jogo interativo) sobre o tema. Existem dez temas que abrangem todo o Antigo Egito. Há também uma página chamada Sala de Professores (Staff Room), cheia de recursos para professores, dentro da atividade online.

Odisséia online em Roma

O Michael C. Carlos Museum da Emory University fornece uma coleção interativa online das artes e culturas das civilizações antigas, para alunos do ensino fundamental e médio, chamado Odisseia online. A seção Roma Antiga de Odisseia online proporciona aos alunos uma breve introdução, então eles têm a opção de clicar em abas diferentes, para aprender sobre as pessoas, a mitologia, a vida cotidiana, a escrita, a arqueologia, a morte e as práticas funerárias. Cada seção fornece diversas informações e fotos para os alunos explorarem, enquanto aprendem sobre a Roma Antiga. A página principal do site também fornece uma lista de outros sites e livros relacionados à Roma Antiga, para os estudantes explorarem.

Os Vikings

O programa de televisão científico da Public Broadcasting System (PBS), NOVA, apresenta um site interativo chamado The Vikings, como um companheiro para o programa de duas horas da televisão de mesmo nome. Ao visitar, as crianças do site podem ler sobre quem os vikings foram, sobre navios vikings e a diáspora viking. A atividade se torna mais interativa, com vídeos curtos que levam as crianças através da criação de uma vila Viking e uma página que lhes permite escrever o seu nome em runas. As crianças também aprendem sobre a cronologia dos padrões de anéis de árvores através de um Shockwave interativo, que lhes permite construir um cronograma de anéis de árvores. Há uma lista útil de recursos disponíveis para os professores, contendo sites, livros e uma transcrição do programa The Vikings, para que seja possível estender a lição além das atividades na internet.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível