Atividades de ortografia e pontuação para crianças

Escrito por alison williams Google | Traduzido por juliana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades de ortografia e pontuação para crianças
Pontuação e ortografias corretas são importantes para que um texto seja compreendido (Katy McDonnell/Digital Vision/Getty Images)

Estudantes precisam ser capazes de pontuar e escrever as palavras corretamente para que a sua escrita seja compreendida. É igualmente importante que um texto seja divertido e interessante, no entanto, sem pontuação e ortografia corretas, mesmo o texto mais imaginativo e criativo fica sem sentido. Use atividades práticas para envolver os alunos mais jovens, isso vai prender a atenção deles e garantir que a sua aula seja interessante.

Outras pessoas estão lendo

Olhe, pronuncie, cubra, escreva, verifique

Este método de ensino e aprendizagem de ortografia precisa ser praticado diariamente, para que seja eficaz. Crie apostilas para cada um dos seus alunos com as palavras que você quer que eles aprendam. Agrupe-as de acordo com um padrão, por exemplo, escreva numa página as palavras "carro", "jarro", "barro". Os alunos devem tirar pelos menos 5 minutos por dia, de preferência logo no começo da aula, para praticá-las. Primeiro eles devem olhar para a palavra e, em seguida, dizê-la em voz alta. Depois eles devem cobri-la, anotá-la e verificar se está escrita corretamente. Em seguida, os alunos passam para a próxima palavra. Cada página de palavras deve ser trabalhada todo dia por cinco dias. No final da semana, faça um ditado. Se os alunos escreverem todas as palavras corretamente podem passar para a próxima lista.

Atividades de ortografia e pontuação para crianças
Estudantes devem praticar ortografia todos os dias (Polka Dot/Polka Dot/Getty Images)

Padrões de ortografia

Reconhecer os padrões de ortografia que as palavras compartilham ajuda estudantes a entender como escrever e ler novas palavras. Conte histórias para seus alunos e peça para eles prestarem atenção nas palavras com sons parecidos; "lata", por exemplo. Quando você se deparar com uma palavra com o padrão, escreva no quadro. No final da história, olhe as palavras que você escreveu e leia em voz alta para os alunos. Pergunte se eles conseguem ver o padrão. Mostre como mudar uma letra muda a palavra, "lata" torna-se "mata", por exemplo. Peça aos alunos para tentar mudar letras para formar novas palavras. Esta também é uma boa maneira de mostrar que às vezes o padrão faz um som diferente, "não" não tem o mesmo som de "mão", por exemplo.

Atividades de ortografia e pontuação para crianças
Procure padrões de ortografia em histórias (Jupiterimages, Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Pontuação barulhenta

Crianças gostam de jogos barulhentos, no entanto, certifique-se de que sua classe compreende os níveis de ruído aceitáveis ​​antes de começar. Escreva algumas frases no quadro, algumas pontuadas corretamente, outras com a pontuação incorreta. Leia as frases em voz alta, lentamente, apontando para as palavras e para os sinais de pontuação. Quando a pontuação estiver correta os alunos devem bater palmas. Quando a pontuação estiver incorreta, eles devem vaiar. Quando os alunos vaiarem, pare de ler, pergunte por que a pontuação está errada e a corrija. Se você preferir um jogo mais silencioso, os alunos podem mostrar um polegar para cima para a pontuação correta, e um polegar para baixo para a pontuação incorreta.

Pontuando pessoas

Em cartões individuais, escreva uma seleção de palavras e sinais de pontuação que podem ser usados em uma frase. Dê os cartões para um grupo de estudantes, que devem ficar em pé de frente para a classe. Escolha um outro estudante para organizar o grupo, que deve formar uma frase sem pontuação. Em seguida, escolha outro estudante para posicionar os alunos que estão com cartões de pontuação nos lugares certos, para que a frase seja pontuada corretamente. Você pode fazer várias versões dessa atividades usando outras palavras e pontuações diferentes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível