Atividades pedagógicas com o filme "Frida"

Escrito por susan salter | Traduzido por ana carolina dantas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

O filme "Frida", lançado em outubro de 2002, retrata a vida da artista mexicana Frida Kahlo (1907 - 1954), que foi uma das mulheres pioneiras na arte do século 20. Ao mesmo tempo que a dor - tanto física quanto emocional - a seguiam ao longo de sua vida, Kahlo se manteve na vanguarda do mundo artístico, também causando impacto na cena política. As atividades pedagógicas relacionadas ao filme podem incorporar habilidades de aprendizagem do século 21 como pensamento crítico, comunicação, inovação e conhecimento de mídias.

Outras pessoas estão lendo

O tom

Ponha os alunos no papel de cineastas que estão lançando a ideia de um filme sobre Frida Kahlo para um estúdio. Os supostos produtores terão que fazer um resumo sobre a vida da artista e explicar o impacto de sua arte na sociedade da época usando exemplos de seu trabalho. Outros alunos, no papel de executivos do estúdio, irão desafiar os produtores com perguntas como "De que forma você tornará esse filme interessante para os que não gostam de arte?" e "Como ficam os elementos polêmicos da vida de Frida?", incluindo sua batalha com as drogas e o consumo excessivo de álcool. Tais perguntas e respostas podem estimular pensamento estratégico entre os alunos enquanto eles aprendem mais sobre a pintora.

Coletiva de imprensa/crítica

Crie uma coletiva de imprensa para anunciar o lançamento de "Frida". Separe os alunos nos papeis de roteirista, ator e atriz, produtor e diretor. Os demais alunos serão os repórteres. Os cineastas irão preparar falas a fim de esclarecer o público sobre a vida e arte de Kahlo. Faça com que alguns repórteres ou críticos apresentem comentários positivos enquanto outros falem mal do filme. Use esta atividade para incentivar pensamento crítico e habilidades da linguagem.

Cartaz ou propaganda do filme

Os alunos com um dom artístico podem criar cartazes ou uma propaganda em áudio ou vídeo para o filme "Frida". Peça a eles para se aproximarem da abordagem autobiográfica de Kahlo. Grupos de alunos podem criar autorretratos no estilo de Kahlo, podem fazer uma montagem de vídeo dos cartazes para usar em uma propaganda. Acrescente música da época para criar o clima. Este exercício apoia habilidades diferentes de linguagem e mídia.

Improvisação

Após assistir ao filme, os alunos podem assumir os papeis de Kahlo, Diego Rivera, Leon Trotsky, Nelson Rockefeller e outras figuras de destaque do filme. Antes de interagirem, estes alunos irão pesquisar seus personagens. Sugira um tópico - como pobreza nos Estados Unidos e México durante a Grande Depressão e faça com que as figuras históricas deem seus pontos de vista. Esta atividade estimula o pensamento criativo e a resolução de problemas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível