Atividades que podem ser feitas no período pré-escolar

Escrito por christy moreland | Traduzido por samir daura
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades que podem ser feitas no período pré-escolar
Ajude seus alunos criando materiais de estudo que facilitarão o aprendizado em sala de aula (little preschooler image by Renata Osinska from Fotolia.com)

Ao lecionar para crianças que estão no período pré-escolar, é importante criar materiais de aula que não requeiram muita leitura. A maioria dos alunos, nessa fase, está começando a aprender a ler, portanto, os profissionais responsáveis pela elaboração desse tipo de material devem observar essa questão. As crianças, nessa etapa do ensino, terão a primeira experiência escolar e poderão precisar de orientação extra para adotar o comportamento apropriado.

Outras pessoas estão lendo

Gráficos

Crie gráficos que auxiliem o transcorrer da aula para que os alunos saibam quando haverá alguma mudança. Faça uma tabela contendo palavras e imagens, a fim de que eles saibam as atividades do dia. Quando estão conscientes do que vai acontecer em sala de aula, eles se sentem mais seguros. Exiba uma lista curta, apresentando as expectativas da aula. Adicione fotos ao lado das palavras, auxiliando a compreensão dos alunos. Se houver tempo, crie a lista no início do ano letivo. Ajude as crianças a entenderem que precisam cuidar de si próprias, dos outros colegas e da sala de aula.

Canções e fantoches

Cante para informar às crianças qual a hora de mudança para outra atividade ou tarefa. As músicas também podem sinalizar para os alunos que é hora de limpar ou alinhar as carteiras. As canções são formas não ameaçadoras, permitindo que eles saibam o que é esperado deles. As crianças no período pré-escolar adoram cantar e enquanto elas seguem as letras, também praticam as habilidades de rima. Faça um simples fantoche, colando olhos e uma boca em uma meia branca e limpa. Use o fantoche para falar com as crianças sobre como adotar um bom comportamento. Faça apresentações com os fantoches, demonstrando como as escolhas ruins geram resultados negativos.

Fotos

As crianças adoram ver fotos de si mesmas. No início do ano, tire fotos dos alunos que fazem as tarefas de maneira correta, como sentar no tapete silenciosamente ou fazer fila quando estiverem em pé. Use imagens para criar um livro sobre comportamentos adequados. Para a execução de atividades rotineiras, mostre fotos contendo cada etapa necessária para realizar a tarefa. As figuras vão ajudar as crianças que ainda não sabem ler a sentirem-se seguras para concluir a tarefa. Por exemplo, coloque fotos indicando todos os passos de como lavar as mãos na pia. Utilize essas imagens em cada local, para mostrar aos alunos o que se espera deles enquanto estiverem no lugar onde devem cumprir a atividade.

Ferramentas práticas

Escreva o nome de cada criança em um prendedor de roupa de madeira. Todos os dias, quando elas chegarem à sala de aula, peça para que elas prendam o prendedor em um balcão. Isso pode ser usado para marcar a presença, possibilitando à criança desenvolver uma tarefa ao chegar na escola. Crie outras ferramentas fazendo com que as crianças sejam envolvidas com o aprendizado de cada dia. Às vezes, será necessário contar aos pais que a criança fez uma má escolha ou teve um dia ruim. Faça um pequeno gráfico com o desenho de três rostos indicando felicidade, seriedade e tristeza. Chame o aluno e pergunte qual rosto ele merece receber por ter feito uma má escolha. Desenhe o rosto apropriado na ficha para a criança, ajudando-a a escrever mais informações para os seus pais no lado oposto do papel.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível