Mais
×

Atividades práticas para ensinar português como segunda língua

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Ensinar português para estrangeiros pode ser um tarefa emocionante e gratificante, assim como uma ótima oportunidade de trabalhar no exterior. Até o melhor professor precisa, ocasionalmente, de uma atividade divertida para animar a turma, então aqui vão algumas.

Anime sua turma com essas atividades (RE class image by redrex from Fotolia.com)

Álibi

Álibi é um jogo para alunos avançados. O professor seleciona de três a cinco alunos da classe e os separa para preparar o cenário. Eles serão uma equipe de ladrões profissionais que acabaram de roubar um banco. Entretanto, a polícia está atrás deles e os levou para um interrogatório. Eles precisam pensar rápido e inventar um álibi para justificar o que estavam fazendo durantes as quatro horas do assalto ao banco. O professor permite que pensem em um álibi, e explica para o resto da turma que eles são os policiais. A turma é dividida em dois grupos e cada grupo recebe um ladrão para interrogar. No fim da interrogação, a polícia compara as anotações para ver se encontram discrepâncias suficientes para provar o caso. Esta atividade funciona bem com alunos em idade universitária e é um bom modo de reforçar lições com tempos passados e interrogações.

Desenhe um monstro

Desenhe um Monstro é uma atividade para crianças jovens aprenderem números e partes do corpo. Funciona melhor em turmas pequenas. Os alunos são convidados ao quadro e desenham algumas partes do corpo de um monstro a pedido do professor. O professor deve, deliberadamente, fazer pedidos bizarros, como "desenhe cinco olhos" ou "desenhe três narizes". Uma vez que os alunos estejam confortáveis, eles podem dar uns aos outros descrições sobre o que deve ser desenhado.

Eu espio

Esse popular jogo infantil também é uma ótima maneira de revisar o vocabulário de objetos de sala de aula. Os alunos se revezam escolhendo, secretamente, um objeto à vista na sala e os outros devem fazer perguntas sobre o item até que consigam adivinhar o que seja. O primeiro aluno que adivinhar corretamente fica com o turno e escolhe outro objeto. O professor pode trocar o verbo "espiar" por "ver" para evitar confundir alunos iniciantes.

Charadas

Esse jogo popular pode ser reinterpretado em uma aula de português como segunda língua para ensinar e revisar verbos e muitos nomes, especialmente animais e profissões. A classe é dividida em duas equipes e cada pessoa deve ter um turno para pegar uma palavra de um chapéu. Eles devem fazer mímica, esperando que seus colegas de equipe descubram a palavra antes que o tempo acabe.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article