Atividades de pré-escola para as letras V e X

Escrito por taylor divico | Traduzido por bruno laget
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades de pré-escola para as letras V e X
Alunos de jardim de infância podem aprender o abecedário através de músicas e projetos interativos (abc's image by jaddingt from Fotolia.com)

Os alunos do jardim de infância começam a reconhecer as letras e seu som inicial como um passo para a leitura e a escrita. Proporcionar atividades como canto, jogos de correspondência e desenho ajuda a incorporar a aprendizagem por experiência e a manter a atenção dos jovens alunos. Os professores podem apresentar uma carta diferente, como "V" ou "X", a cada semana, oferecendo uma série de atividades que ajudam as crianças a assimilar a letra por visão, audição e escrita. Dessa forma, cria-se uma base forte.

Outras pessoas estão lendo

Cantar e apontar o alfabeto

Os professores podem cantar junto com as crianças o alfabeto todos os dias para reforçar as letras do alfabeto e a sua fonética associada. Os professores devem apontar para um grande cartão de fonética com a letra escrita nele e fotos de objetos que começam com a letra. Por exemplo, a placa de "V" pode mostrar uma imagem de um violino ou de vacina, e o cartão com "X" pode mostrar uma imagem de um raio-x e xilofone. Professores podem trazer as letras "V" e "X" para a frente da sala para implementar o reconhecimento de uma "carta da semana", fazendo os alunos verbalizarem e apontarem para o "V" e o"X" enquanto recitam o alfabeto na semana em que as cartas são destaque.

Colorir e tracejar

Os professores podem proporcionar aos alunos folhas de exercício para aprendizagem e avaliações individuais que mostrem uma grande letra "V" ou "X" no topo da página e imagens de palavras que começam com cada letra. A parte inferior da página pode caracterizar a letra escrita em linhas pontilhadas que os alunos precisam traçar por cima a lápis. Isso ajuda os alunos da pré-escola a reconhecerem e escreverem as letras. As crianças podem colorir as grandes letras e as imagens no topo da página após a conclusão do seu tracejado. Completar a atividade de tracejar as letras diariamente ajuda as crianças a reconhecerem as letras prontamente, além de desenvolver as habilidades motoras. Os professores podem ampliar as atividades e fazer os alunos escreverem as letras "V" e "X" à mão livre.

Pintura a dedo

Os professores podem incorporar um projeto de arte interativa com o aprendizado das letras "V" e "X", auxiliando as crianças a mergulharem seus dedos em várias cores de tinta para escreverem as letras com os dedos. As crianças podem colar fotos de objetos feitos pelo professor que comecem com a letra, como vulcão, van, vulto, raio-x e xilofone em torno da letra, criando uma colagem. Esta atividade pode ser parte de um curso chamado "Um livro alfabeto de A a Z" que cada aluno vai fazendo ao longo do ano.

"Cozinhando e Cortando"

"Cozinhando e Cortando" é uma atividade final na qual os estudantes aproveitam as letras que trabalharam durante a semana. Os professores podem planejar a atividade desenrolando massa de biscoito e fazendo os alunos cortarem um "V" ou um "X" com formas para biscoito, dependendo da letra da semana. Os alunos podem adicionar coberturas e confeitos aos seus biscoitos para decorar. Os professores, então, podem concluir a lição da semana fazendo as crianças dizerem "tchau, X" ou "tchau, V" antes de comerem os biscoitos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível