Atividades de reconhecimento de fonemas

Escrito por lily mae | Traduzido por natalia peres
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Atividades de reconhecimento de fonemas
Use atividades cativantes para promover o reconhecimento fonêmico (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

A palavra "fonema" se refere ao som que as grafemas (letras) fazem. Ensinar as crianças a reconhecer os sons que as diferentes letras ou grupos de letras fazem é um trampolim na alfabetização, já que esse reconhecimento leva à habilidade de ler e soletrar palavras. Atividades interativas que promovem o reconhecimento desses sons ajudará a criar uma compreensão maior da consciência fonêmica, promovendo um desenvolvimento alfabético melhor.

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Acerte a forma de bolinhos

Em pequenos pedaços de papeis, escreva os fonemas que você quer reforçar e coloque-os no fundo dos copos da forma de bolinhos. Coloque a forma de bolinhos no chão e dê moedas para os alunos. Um aluno de cada vez arremessa uma moeda na forma de bolinhos e depois deve dizer o som dos grafemas impressos no fundo do copo. Por exemplo, se a moeda de um jogador parar em um copo que contém a letra F, o jogador deve pronunciar o som que a letra faz. Se o jogador fizer o som certo, ele ganha um ponto. Se não, o próximo pode tentar pronunciar o som. Quem conseguir mais pontos ganha o jogo.

Corrida de letras

Junte uma coleção de peças de letras de Scrabble ou imprima letras em papel cartão, espalhando-as em uma superfície plana viradas para cima. Diga o som que uma letra em particular faz. Após ouvir o som, as crianças devem competir para encontrar mais rápido a letra que faz o som que você fez. A primeira pessoa a encontrar a letra que faz o som ganha a rodada e fica com a letra. Jogue até que todas as letras tenham sido removidas. O jogador com mais letras ganha.

Livro de fonemas

Crie um livro de fonemas que pode ser usado como uma referência para o som que as letras fazem. Em folhas de cartolina imprima as letras que você tem trabalhado com seus alunos, uma letra, ou combinação de letras por folha. Use letras individuais, dígrafos ou combinações de letras. Dê revistas aos alunos. Instrua-os a procurar nas revistas figuras de objetos que comecem com as letras impressas na folha e cole-as na folha apropriada. Por exemplo, se a folha tiver o dígrafo "ch" impresso nela, as crianças devem colar imagens como chaves, chapéis, chinelos e chocolate na folha. Una as páginas, organize-as e prenda-as em um livro de fonemas.

Sons consonantais

Dê às crianças imagens de vários objetos que comecem ou terminem com sons específicos. Dentro de pratos de papeis imprima as letras com as quais os objetos começam ou terminam. Diga às crianças que elas devem separar as imagens baseando-se no som consonantal do início (ou final) e colocá-las no prato etiquetado com a letra que combine com o som. Por exemplo, se a criança estiver separando figuras baseando-se no som consonantal do final, deve colocar a imagem de uma mulher, uma colher e um abajur dentro do prato etiquetado com a letra R.

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