Atividades para reuniões de pais e mestres

Escrito por scott damon | Traduzido por rosangela gandini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades para reuniões de pais e mestres
Algumas reuniões de pais e mestres incluem o aluno (Jupiterimages, Creatas Images/Creatas/Getty Images)

As reuniões de pais e mestres ocorrem através do ano letivo e dão aos pais a oportunidade de sentarem-se com o professor do filho face a face. Durante a reunião, alguns educadores fornecem atividades para os pais participarem. Essas atividades podem realçar um plano de aula que os alunos estão trabalhando em classe.

Outras pessoas estão lendo

Misture-se e conheça

Se está sediando uma reunião de pais e mestres após a aula ou no final de semana, pode-se criar uma atmosfera do tipo misture-se e conheça, para os pais. Na cantina da escola, quadra ou outro local de encontro, distribua café e refrescos. Ao redor do espaço, pode-se mostrar os projetos nos quais os alunos trabalharam em várias aulas. Isso dará aos pais a chance de ver o trabalho dos filhos e relaxar em um ambiente social antes de sentarem-se com o professor.Isso é especialmente útil para pais que têm vários filhos na escola com horários diferentes de reuniões.

Atividades para reuniões de pais e mestres
Organize um espaço onde os pais possam interagir (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Compartilhar trabalho

Durante o decorrer da reunião, compartilhe o trabalho que os estudantes tem feito. Destaque alguns dos pontos mais fortes e ao mesmo tempo discuta áreas que podem ser melhoradas. Inicie e termine compartilhando traços positivos também, então os pais se sentirão tranquilos recebendo informações sobre os filhos.

Atividades para reuniões de pais e mestres
Destaque os pontos positivos dos alunos e também os que precisam ser melhorados (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

5 perguntas

Uma semana antes da reunião, envie para casa uma folha que convide os pais a fazerem cinco perguntas a você. Eles podem escrever as perguntas na folha enviada para casa ou enviá-las por e-mail através para o endereço eletrônico da escola. Isso te dará tempo para preparar-se para responder as questões. Quando os pais chegarem para a reunião, você já estará pronto.

Atividades para reuniões de pais e mestres
Convide os pais a fazerem perguntas para você (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Escreva um bilhete

Muitas vezes, os alunos ficam ansiosos sobre o resultado das reuniões de pais e mestres. Como os pais provavelmente interagirão com os filhos após a reunião, você pode também encorajar o pai a escrever um bilhete para o filho para cumprimentá-lo no próximo dia de aula. Será uma boa surpresa na manhã seguinte quando a criança chegar da escola. Encoraje o pai a escrever algo específico sobre um trabalho escolar, nota de prova ou traço positivo que você compartilhou com ele durante a reunião.

Atividades para reuniões de pais e mestres
Estimule o pai a escrever uma mensagem positiva para o filho (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Histórico

Às vezes os professores precisam saber sobre o histórico do aluno. Isso é especialmente verdadeiro se a criança está com dificuldades em uma certa lição ou conceito. Convite os pais para compartilharem o histórico com relação a esses assuntos. Por exemplo, se uma criança está tendo problemas com as tabuadas, pergunte ao pai se o filho tinha a mesma dificuldade no ano anterior. Em caso afirmativo, pergunte quais métodos ajudaram ou impediram o progresso do aluno. Essa informação valiosa deverá ajudar você e o aluno a atingir melhores resultados.

Atividades para reuniões de pais e mestres
Os pais podem ajudar a identificar as razões de certas dificuldades dos alunos na aprendizagem (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível