Atividades na sala de aula que promovem o desenvolvimento da linguagem oral

Escrito por mitch reid | Traduzido por rúben carlos esteves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades na sala de aula que promovem o desenvolvimento da linguagem oral
Use um dicionário para encontrar palavras interessantes para os seus alunos (dictionary image by mangia from Fotolia.com)

Embora muitas crianças comecem a aprender a comunicação básica oral antes de iniciar a escola, a sala de aula é o lugar ideal para construir essas competências da linguagem. Os professores podem ajudar os alunos a desenvolverem habilidades na linguagem oral, encorajando as crianças a participarem de atividades e jogos básicos na sala.

Outras pessoas estão lendo

Leia em voz alta

Em vez de ler as lições em sala, usando livros e fichas de trabalho, dê a cada estudante a oportunidade de fazer a leitura em voz alta. Isso dará ao aluno a possibilidade de praticar a pronúncia, as pausas e a expressão vocal. Por fim, os estudantes vão se sentir mais confortáveis falando em voz alta.

Discussão em grupo

Encoraje a realização de grupos de discussão sempre que possível. Estas atividades não só oferecem aos estudantes a possibilidade de ficarem mais à vontade com a comunicação oral, mas também ensinam os alunos a se apresentarem corretamente e a defenderem as opiniões pessoais deles.

Contar histórias

Deixe os alunos se revezarem contando histórias diferentes ou construindo uma narrativa comum. Comece por dizer "Era uma vez..." e faça com que cada aluno acrescente uma frase nova depois da introdução. Não se preocupe se a história se tornar absurda ou sem sentido, foque-se apenas no divertimento e na participação. Esta atividade oral encoraja os alunos a praticar as capacidades linguísticas, enquanto desperta a criatividade neles.

Palavras diárias

Todos os dias, introduza novas palavras aos alunos. Forneça uma definição simples e use essa palavra em uma frase. Tente apresentar um exemplo prático, de modo que os alunos possam encontrar onde aplicar esse termo. Inclua recursos visuais junto com a palavra para torná-la mais fácil de memorizar. Depois, peça aos estudantes que usem esse termo em uma frase original e definam esta palavra à própria maneira deles. Além disso, encoraje os alunos a aprenderem expressões novas em casa e incentive-os a partilhar com os colegas.

Trava-línguas

Faça um jogo que envolva a repetição de trava-línguas. Por exemplo, oriente os alunos a dizerem: "O rato roeu a roupa do rei de Roma." Os trava-línguas são uma forma divertida de reforçar a pronúncia adequada das palavras.

Sinônimos e antônimos

Aplique um jogo que envolva a listagem de sinônimos e antônimos de uma certa palavra. Por exemplo, escreva a palavra "doente" no quadro e peça aos alunos para darem um sinônimo e um antônimo da palavra. Um dos estudantes pode dizer "enfermo", enquanto outro fala "saudável". Em um painel, conceda pontos aos alunos. Escolha palavras menos conhecidas para desafiá-los a aumentarem o vocabulário. Se o jogo for muito difícil, permita que eles usem um dicionário de sinônimos.

Pratique usando afixos

Pratique usando palavras que contenham prefixos e sufixos com os alunos para aumentar a capacidade deles de identificar palavras. Por exemplo, escreva os prefixos "uni-", "bi-" e "tri-" em um dos lados do quadro. Do outro lado, forneça os respectivos significados: "um", "dois" e "três". Peça aos estudantes para associarem as palavras às definições correspondentes e, para cada prefixo, dê um exemplo de palavra. Nesse caso, podem ser mencionados: "unicórnio", "triatlo" e "bicicleta". Além disso, ensine aos alunos as origens latinas e gregas das palavras para aumentar o conhecimento geral da língua.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível