Mais
×

Atividades na sala de aula que promovem o desenvolvimento da linguagem oral

Atualizado em 17 abril, 2017

Embora muitas crianças comecem a aprender a comunicação básica oral antes de iniciar a escola, a sala de aula é o lugar ideal para construir essas competências da linguagem. Os professores podem ajudar os alunos a desenvolverem habilidades na linguagem oral, encorajando as crianças a participarem de atividades e jogos básicos na sala.

Use um dicionário para encontrar palavras interessantes para os seus alunos (dictionary image by mangia from Fotolia.com)

Leia em voz alta

Em vez de ler as lições em sala, usando livros e fichas de trabalho, dê a cada estudante a oportunidade de fazer a leitura em voz alta. Isso dará ao aluno a possibilidade de praticar a pronúncia, as pausas e a expressão vocal. Por fim, os estudantes vão se sentir mais confortáveis falando em voz alta.

Discussão em grupo

Encoraje a realização de grupos de discussão sempre que possível. Estas atividades não só oferecem aos estudantes a possibilidade de ficarem mais à vontade com a comunicação oral, mas também ensinam os alunos a se apresentarem corretamente e a defenderem as opiniões pessoais deles.

Contar histórias

Deixe os alunos se revezarem contando histórias diferentes ou construindo uma narrativa comum. Comece por dizer "Era uma vez..." e faça com que cada aluno acrescente uma frase nova depois da introdução. Não se preocupe se a história se tornar absurda ou sem sentido, foque-se apenas no divertimento e na participação. Esta atividade oral encoraja os alunos a praticar as capacidades linguísticas, enquanto desperta a criatividade neles.

Palavras diárias

Todos os dias, introduza novas palavras aos alunos. Forneça uma definição simples e use essa palavra em uma frase. Tente apresentar um exemplo prático, de modo que os alunos possam encontrar onde aplicar esse termo. Inclua recursos visuais junto com a palavra para torná-la mais fácil de memorizar. Depois, peça aos estudantes que usem esse termo em uma frase original e definam esta palavra à própria maneira deles. Além disso, encoraje os alunos a aprenderem expressões novas em casa e incentive-os a partilhar com os colegas.

Trava-línguas

Faça um jogo que envolva a repetição de trava-línguas. Por exemplo, oriente os alunos a dizerem: "O rato roeu a roupa do rei de Roma." Os trava-línguas são uma forma divertida de reforçar a pronúncia adequada das palavras.

Sinônimos e antônimos

Aplique um jogo que envolva a listagem de sinônimos e antônimos de uma certa palavra. Por exemplo, escreva a palavra "doente" no quadro e peça aos alunos para darem um sinônimo e um antônimo da palavra. Um dos estudantes pode dizer "enfermo", enquanto outro fala "saudável". Em um painel, conceda pontos aos alunos. Escolha palavras menos conhecidas para desafiá-los a aumentarem o vocabulário. Se o jogo for muito difícil, permita que eles usem um dicionário de sinônimos.

Pratique usando afixos

Pratique usando palavras que contenham prefixos e sufixos com os alunos para aumentar a capacidade deles de identificar palavras. Por exemplo, escreva os prefixos "uni-", "bi-" e "tri-" em um dos lados do quadro. Do outro lado, forneça os respectivos significados: "um", "dois" e "três". Peça aos estudantes para associarem as palavras às definições correspondentes e, para cada prefixo, dê um exemplo de palavra. Nesse caso, podem ser mencionados: "unicórnio", "triatlo" e "bicicleta". Além disso, ensine aos alunos as origens latinas e gregas das palavras para aumentar o conhecimento geral da língua.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article