Atividades em sala de aula sobre o sistema reprodutor humano

Escrito por katherine bradley | Traduzido por luciana p. s. lopes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades em sala de aula sobre o sistema reprodutor humano
Fica mais fácil ensinar sobre o sistema reprodutor humano utilizando estratégias apropriadas (pancia image by CORRADO RIVA from Fotolia.com)

Ensinar reprodução humana pode ser uma tarefa difícil, mas pode ficar mais fácil se você utilizar estratégias adequadas de ensino. A implementação de atividades cujo foco seja o aluno, ajudarão os estudantes a se aprofundar com mais facilidade em um assunto delicado. Além disso, abranger os subtópicos da reprodução humana, anatomia e fisiologia separadamente e com um olhar clínico ajuda a diminuir a ansiedade associada à discussão desse assunto. Os dois conceitos podem, então, ser discutidos juntos para definir o sistema reprodutor humano.

Outras pessoas estão lendo

Revisão de um órgão

Separe os estudantes em pequenos grupos e indique um órgão diferente para cada um. Dê instruções para a realização da pesquisa, indicando exatamente qual tipo de informação é necessária. Por exemplo, um grupo poderá pesquisar sobre as trompas de Falópio: estrutura, função, doenças, distúrbios e tratamentos. Uma boa opção é se concentrar nos sistemas de reprodução masculino e feminino um de cada vez. Depois disso, os grupos poderão fazer as apresentações.

Atividades em sala de aula sobre o sistema reprodutor humano
Os grupos pesquisam e apresentam informações sobre um órgão reprodutor (computers screen 2 image by chrisharvey from Fotolia.com)

Representação em 3D

Liste cada componente do sistema reprodutor em um pedaço de papel diferente e coloque todos os pedaços em um saco. Peça que os estudantes retirem um pedaço. Depois de terem feito a escolha, peça que os alunos decidam entre fazer uma representação em 3D do componente ou um desenho do mesmo, descrevendo-o detalhadamente. No caso deste projeto, os estudantes podem ficar mais à vontade trabalhando em grupos formados por alunos do mesmo sexo.

Desenho no estacionamento

Usando giz, faça um desenho do sistema reprodutor humano em uma área reservada no estacionamento da escola. Leve os alunos (um grupo de cada vez) para desenhar o componente escolhido pelo grupo, conforme uma escala pré-determinada. Por exemplo, o Grupo 1 irá desenhar os ovários, indicando os óvulos e a membrana. O grupo seguinte irá desenhar as trompas de Falópio, indicando as fímbrias e os cílios, tomando cuidado para desenhar sobre a figura geral. Os grupos continuam acrescentando os componentes até que o desenho esteja completo.

Atividades em sala de aula sobre o sistema reprodutor humano
Desenhar em grupo ajuda na visualização de como um componente se relaciona com outro (chalks image by Stepanov from Fotolia.com)

A jornada do óvulo feminino

Defina um componente do sistema reprodutor feminino para cada grupo. Em uma área ampla, peça para os estudantes se sentarem no chão com seus respectivos grupos, deixando dois espaços abertos no grupo. Escolha um aluno para ser o "óvulo". O óvulo iniciará sua jornada no grupo do ovário. Os membros desse grupo darão informações sobre o óvulo e indicarão a direção que ele deve seguir. O processo continua à medida que o óvulo percorre o sistema reprodutor - da ovulação à menstruação ou fertilização e implantação.

A jornada do esperma masculino

Defina um componente do sistema reprodutor masculino para cada grupo. Em uma área ampla, peça para os estudantes se sentarem no chão com seus respectivos grupos, deixando dois espaços abertos no grupo. Escolha um aluno para ser o "espermatozoide". O espermatozoide iniciará sua jornada no grupo do epidídimo. Os membros desse grupo darão informações sobre o espermatozoide e indicarão a direção que ele deve seguir. O processo continua à medida que o espermatozoide percorre o sistema reprodutor - do desenvolvimento à ejaculação e fertilização.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível