Atividades sensoriais sobre reciclagem para crianças de idade escolar

Escrito por danielle hill | Traduzido por marisa mangrum
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades sensoriais sobre reciclagem para crianças de idade escolar
Ensine os alunos sobre reciclagem com atividades que envolvam todos os seus sentidos (for recycling image by Alexander Afonin from Fotolia.com)

Ao ensinar às crianças sobre reciclagem desde cedo, você poderá encorajá-las a desenvolverem bons hábitos de reciclagem e consciência ambiental por toda a vida. Ao incluir todos os sentidos dos alunos, você tornará as lições mais significativas para um maior número deles, incluindo os que processam informação de uma forma melhor por meio de atividades visuais, auditivas ou cinestésicas.

Outras pessoas estão lendo

Aprender pelo tato

Para ensinar seus alunos sobre os materiais que podem ser reciclados em sua área, faça uma atividade de aprendizado que estimule o seu sentido de tato, enquanto limita sua visão. Coloque vários recipientes, dependendo de quantos materiais podem ser reciclados em sua área. Encha um deles com bolas de gude, para representar vidro. Encha um outro com pedaços de papel alumínio, amassados em forma de bolas. Deixe que este recipiente represente latas de alumínio. Encha um terceiro recipiente com confetes ou papel picado. Dependendo de quais outros materiais podem ser reciclados em sua área, encha um recipiente com isopor ou sacolas de plástico, picados em pedaços pequenos. Deixe os alunos mergulharem suas mãos em cada recipiente, de olhos vendados, e identificarem os materiais recicláveis em sua área.

Um canteiro reciclado para ervas

Envolva todos os sentidos de seus alunos ao montar um canteiro de ervas na sala de aula. Recicle latas de alumínio como vasos. Certifique-se de fazer furos no fundo delas, para que possam escoar a água. Quando encher os vasos com terra, ensine aos alunos sobre compostagem, uma forma natural de reciclagem. Plante uma variedade de ervas bonitas e aromáticas, como hortelã-verde saborosa e endro macio. Assim que as folhas comestíveis surgirem, deixe os alunos tentarem identificá-las pelo cheiro, aparência e gosto.

A banda reciclável

Divida sua classe em quatro ou cinco grupos e dê a cada um vários materiais recicláveis. Visite seu centro de reciclagem local ou guarde materiais em casa, ao invés de jogá-los fora ou colocá-los na lata de reciclagem. Diga a cada grupo para usar os materiais fornecidos a fim de criar e fazer um instrumento musical. Para iniciar, encoraje-os a pensar sobre instrumentos básicos, como baterias, flautas de pã e chocalhos. Uma vez que cada grupo tenha criado um instrumento, deixe-os selecionarem um representante para tocá-lo em sua banda da classe.

Arco-íris de reciclagem

Dentro de um período de várias semanas ou meses, deixe os alunos guardarem tampas de plástico, papelão e outros objetos recicláveis de casa e trazê-los para a classe. Uma vez que tenham adquirido uma grande coleção de recicláveis, informe-os de que farão uma exibição de arco-íris com todos os seus itens. Coloque um pedaço de papel no chão, grande o suficiente para cobrir o quadro de avisos da classe. Peça aos alunos para colocarem seu recicláveis no papel, de acordo com a cor, até que eles tenham formado um arco-íris. Se necessário, complete o estoque de recicláveis deles com itens adicionais em cores que estiverem incompletas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível