Atividades sobre linguagem figurativa para alunos da terceira série

Escrito por shannon hill | Traduzido por helmir soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades sobre linguagem figurativa para alunos da terceira série
A linguagem figurativa torna a escrita mais agradável para as crianças (boy writes to writing-books image by Stepanov from Fotolia.com)

A terceira série é um ano fabuloso para falar aos alunos sobre as capacidades de escrita mais avançadas, como a linguagem figurada. De acordo com um artigo do site do distrito escolar Orange Unified, a linguagem figurativa é qualquer tipo de linguagem que usa palavras fora do seu sentido literal a fim de prover novos efeitos ou perspetivas a uma ideia. Os exemplos mais comuns de linguagem figurativa são: as frases idiomáticas, as metáforas, as comparações, a aliteração e a onomatopeia.

Outras pessoas estão lendo

Expressoões idiomáticas

Crie um livrinho de expressões idiomáticas que ajude os alunos a mostrar suas habilidades com esse tipo de linguagem. Essas expressões são apenas conhecidas através do uso comum. Alguns exemplos dessa linguagem figurada são: "pôr o carro na frente dos bois", "Acho que dei um passo maior que a perna" e "Vai chover canivetes". Usando uma expressão idiomática, a frase tem um significado completamente diferente do literal. Os alunos podem se divertir criando um livro de expressões idiomáticas. Após a lição sobre linguagem figurada e dos exemplos que deu, faça uma lista para os alunos usarem ou deixe que eles compilem a sua própria listagem. Deixe que criem uma página para cada expressão, onde escrevam o seu significado exemplificando com o sentido literal. Por exemplo, eles podem ter uma página para a expressão "Pôr o carro na frente dos bois", que podem escrever na parte de cima ou de baixo com o significado (se precipitar), e uma imagem de alguém chegando antes do horário marcado. Compile as páginas feitas pelos alunos para criar um livro maior para a biblioteca da sala de aula ou permita que cada aluno faça seu próprio livro.

Comparações e metáforas

Explore as comparações e metáforas com os alunos escrevendo um poema sobre fruta. Elas são tipos de linguagem figurada usadas para comparar dois objetos. Variam nos termos de comparação "como" ou "tanto quanto", mas as metáforas são uma comparação direta. Por exemplo, "Os meus pés estão frios como gelo", é uma comparação, porque se está comparando os pés com o gelo, visto que a palavra "como" está incluída. Contudo, a expressão "Meus pés estão um bloco de gelo" contém uma metáfora, porque a comparação entre os pés e o gelo é feita de maneira direta. Coloque uma bandeja de fruta em cima da mesa de cada aluno e peça-lhes para fazerem uma lista de várias comparações. Peça-lhes que usem os cinco sentidos e pensem na maneira como sentem, saboreiam e visualizam a fruta. Faça com que empreguem comparações e metáforas da lista, para escreverem um poema sobre a sua fruta favorita.

Onomatopeia

Divirta-se praticando o uso de onomatopeias, consideradas palavras que imitam o som de uma determinada ação ou de um ser. Há exemplos de várias onomatopeias que incluem: Miau, Au au, Bang, Hmm e Bum!. Há uma ótima atividade para alunos da terceira série, que é leva-los para lerem livros de figurinhas e achar exemplos de onomatopeias, fazendo com que eles entendam como elas podem melhorar o enredo. Deixe que os alunos criem seu próprio livro e usem as onomatopeias. Esses livros podem ser terminados à mão ou usando um processador de texto como o Word. Eles podem ser laminados e exibidos para os visitantes os admirarem.

Aliteração

Encoraje os alunos a usarem a aliteração escrevendo poemas que empreguem esse tipo de linguagem. Este é um tipo de linguagem figurativa que foca na repetição dos sons iniciais das palavras. Um exemplo de aliteração seria "O rato roeu a roupa do rei de Roma". Peça aos alunos para escreverem um poema sobre o alfabeto empregando a aliteração, onde cada linha foque uma letra diferente do alfabeto. Essa tarefa deve ser feita aos pares ou em pequenos grupos visto que algumas letras como a z são mais difíceis.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível