Atividades sobre magnetismo para alunos do primeiro ano

Escrito por danielle hill | Traduzido por rodrigo leite
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades sobre magnetismo para alunos do primeiro ano
Incorpore ímãs coloridos na lição para envolver os alunos (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

No primeiro ano, os alunos se concentram em uma mistura de física, vida e ciências da terra, aprendendo habilidades básicas para a investigação de fenômenos e realização de experimentos. Ao ensinar a eles sobre o magnetismo, inclua muitas atividades em que eles poderão trabalhar de forma colaborativa, coletar dados, utilizar instrumentos científicos simples e fazer conexões entre magnetismo e outras aulas de ciências.

Outras pessoas estão lendo

Ideias de atividades

Para introduzir seus alunos ao método científico, projete atividades sobre magnetismo com um ângulo investigativo. Uma excelente atividade é fornecer aos alunos grandes baldes contendo utensílios domésticos variados, tanto magnéticos quanto não-magnéticos. Por exemplo, você pode incluir clipes de papel, grampos de cabelo, ímãs de geladeira e parafusos, bem como vários itens de plástico ou de papel. Peça aos alunos para criarem hipóteses sobre os itens que seus ímãs atrairão, e em seguida, teste sua hipótese. Para fazer um jogo, deixe os alunos trabalhem em grupos para "pescarem" usando ímãs nas extremidades das cordas para pescarem papéis espalhados no chão presos com um clipe de papel grande ou pequeno. Peça aos alunos para compararem a força relativa de grandes ou pequenos clipes ou vários ímãs.

Materiais

Qualquer que seja a atividade com ímã que você escolher, poderá adicionar interesse a seus alunos da primeira série usando ímãs coloridos ou decorativos. Compre um conjunto de letras magnéticas para uma variação divertida sobre a atividade "pescaria"; após cada grupo de estudantes pescar um determinado número de letras, eles devem tentar formar uma palavra ou palavras. Alternativamente, deixe os alunos animados com o projeto pedindo a cada um deles para trazer um ímã de sua casa ou geladeira. Tenha alguns ímãs divertidos caso algum aluno não tenha ímãs em casa.

Teoria

Ao nível da primeira série, o seu projeto de magnetismo pode se concentrar apenas sobre as propriedades de atração e repulsão de itens magnéticos. Eles podem discernir entre os itens que podem e os que não podem conter uma carga magnética. Como extensão, você pode apresentar a eles a possibilidade de induzir ou remover uma carga magnética. Mostre aos alunos como magnetizar um prego passando um forte ímã de barra ao longo de seu comprimento repetidamente. Deixe-os criarem hipóteses sobre o número de passadas necessárias para a criação de magnetismo no prego e experimente para descobrir o quão perto eles chegaram.

Enriquecimento e diversão

Uma vez que seus alunos aprenderem os conceitos básicos do magnetismo, deixe-os aplicarem os princípios a jogos criativos. Peça a cada aluno que desenhe um labirinto em um pedaço de papel, com as passagens do labirinto grandes o suficiente para passar um clipe de papel. Peça a cada aluno para magnetizar um clipe de papel para usar como peça do jogo. Os alunos podem então trocar labirintos e tentar orientar os clipes com ímãs, segurados diretamente por baixo da mesa, com o labirinto colado na mesa para que ele não deslize. Verifique se as mesas da sala de aula ou carteiras são finas o suficiente para iniciar a atividade. Caso não, você pode improvisar com uma folha de cartolina, e mais crianças podem participar em cada jogo, ajudando a manter a folha suspensa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível