Atividades sobre o nascimento de Jesus para crianças do maternal

Escrito por ann hudson | Traduzido por jesse mourao
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades sobre o nascimento de Jesus para crianças do maternal
Ensine às crianças a história do Natal (nativity image by JoLin from Fotolia.com)

Com todas as emoções e comoções que os feriados podem trazer, fazer as crianças se concentrarem na história do nascimento de Jesus pode ser difícil. Quando comparado com temas mais seculares, a história do Natal em si pode parecer entediante para as crianças do maternal, a menos que seja adotada uma abordagem criativa. Use a arte, o teatro, a contação de histórias criativas e até mesmo a hora do lanche como oportunidades para transmitir uma das histórias mais importantes.

Outras pessoas estão lendo

Artes

Folhas para colorir são uma solução muito simples para crianças do maternal. Por que não adicionar um pouco de interesse e dimensão a uma folha de pintar normal? Faça cópias de uma folha de colorir que representem um presépio centrado no meio da página. Pode ser necessário reduzir a imagem para deixar espaço nas laterais e na parte superior da página. Use quatro palitos artesanais de madeira para criar um estábulo ao redor das imagens. Cole dois palitos em um ângulo agudo sobre a parte superior da imagem e um palito para cada lado. Utilize cola branca de artesanato.

Para um estábulo mais tridimensional, peça para as crianças pintarem os papéis com lápis de cor. Corte e cole papéis coloridos em torno de um tubo de papel higiênico vazio, para representar as roupas de José e Maria. Levante o tubo e pregue um círculo de papel no topo para formar os rostos. Com o papel de origami, faça o formato de um bebê para representar Jesus na manjedoura.

Atividades dramáticas

Adicione um pouco de drama em uma aula sobre o nascimento de Jesus trazendo voluntários vestidos como os personagens Maria, José, os pastores e os reis magos. Deixe estes voluntários reviverem a história do Natal, enquanto a professora lê a história.

Teatro de fantoches pode ser outra maneira de usar o drama para contar a história. Fantoches de dedo são uma boa ferramenta se os voluntários são escassos. Outra opção é preparar os bonecos com antecedência, envolvendo uma cabeça de fantoches de papel machê pintado com uma peça circular de tecido de algodão. Os voluntários ou colegas professores podem montar um palco com um lençol estendido e encenar a história do nascimento de Jesus.

Auxílios para a contação de história

Como as crianças do maternal têm momentos de atenção muito curtos, algum tipo de suporte ou auxilio visual pode ajudar a manter os alunos envolvidos. Traga um presépio de casa e use os elementos para explicar a história. Você também pode pedir para as crianças fecharem os olhos enquanto você remove uma figura, em seguida, as crianças devem adivinhar que figura está faltando.

Às vezes, o estímulo mais simples funciona melhor. Sente-se no chão com as crianças e segure um boneco em seus braços enquanto você conta a história. Conte a história rapidamente, em cerca de cinco minutos. Usar o boneco vai ajudar a manter as crianças focadas.

Para as crianças mais velhas, com idades entre 3 e 4 anos, as imagens de pinturas famosas que descrevem a cena do nascimento de Jesus podem ser excelentes auxílios visuais. Após a história, peça a cada criança para criar o seu próprio presépio.

Atividades comestíveis

Incorpore a hora do lanche na aula criando um lanche que conte a história de Natal. Cada ingrediente representa um elemento diferente da história. Utilize canudinhos para representar as mensagem dos anjos, Hershey's Kisses (beijinhos de chocolate) para representar o amor de Deus, salgadinhos para representar os pastores cuidando de suas ovelhas e chocolates M&Ms para lembrar às crianças que a letra "m" significa "manjedoura".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível