Atividades sobre "O Menino Jesus no Templo"

Escrito por tamara christine van hooser Google | Traduzido por sara cavenaghi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Se você sempre teve curiosidade de saber como Jesus era quando criança, Lucas 2 dá um vislumbre quando, aos seus 12 anos de idade, Jesus estava no templo e prova que ele já sabia quem era e estava ajustando suas prioridades para a missão para a qual Deus O enviou. Atividades em sala de aula sobre a visita de Jesus ao templo, em Jerusalém, ajudam as crianças a entender o impacto emocional de Maria e José, além de toda expectativa normal em "perder" o Filho de Deus e depois encontrá-lo cheio de sabedoria. Além disso, as crianças podem praticar a obediência que Jesus demonstrou no seu relacionamento com seus pais terrestres.

Outras pessoas estão lendo

Procurando por Jesus

Reúna as crianças em um grande círculo. Escolha duas para representarem os pais preocupados procurando uma criança perdida. Vende seus olhos e deixe-as no meio do círculo. Secretamente, coloque ao lado de uma das outras crianças um boneco representando Jesus. Os pais devem tentar encontrar alguém no círculo, tocar seu braço e perguntar: "Você viu o meu filho?" até achar a criança que está segurando o boneco. Explique que a multidão era tão grande durante o feriado que teria sido difícil para Maria e José encontrar seu filho desaparecido. Peça aos alunos que deem exemplos de vezes em que ficaram perdidos em uma multidão ou lugar público e discuta como eles e seus pais se sentiram.

Sabedoria incrível

Quando Maria e José finalmente encontraram Jesus no templo, os mestres estavam maravilhados com seu profundo conhecimento das escrituras para uma criança com tão pouca idade. Você pode desafiar o conhecimentos dos seus alunos nas Escrituras com um jogo da memória. Peça às crianças que fiquem em um círculo e dê a uma delas uma bola de borracha. Coloque uma música enquanto elas jogam a bola para trás e para frente. Quando a música parar, quem estiver segurando a bola deve recitar um dos versículos de memória. Continue jogando até que cada criança tenha tido a oportunidade de recitar pelo menos um versículo.

Termômetro da obediência

O evangelho de Lucas registra que Maria e José estavam um pouco perplexos com a resposta de Jesus, quando perguntados por que ele fez isso com eles. No entanto, mesmo ele sendo o Todo soberano Filho de Deus, ele voltou para casa e obedeceu aos seus pais terrestres, dando um exemplo de como todas as crianças devem agir em relação a seus pais. Os alunos podem fazer um termômetro de obediência para levar para casa e acompanhar o quanto elas obedecem a seus pais durante a semana. Desenhe um grande termômetro em um pedaço de papel. Começando na parte inferior, escreva "nunca", "por algum tempo", "a maior parte do tempo" e "o tempo todo." Escreva instruções ao lado que explicam que ser alegre e obediente aumenta a temperatura, enquanto reclamar, não ajudar ou desobedecer aos pais a diminui. Corte uma pequena fenda horizontal na parte superior e inferior e insira duas longas tiras finas de papel de ponta a ponta, uma vermelha e uma branca. Coloque as extremidades abertas através das fendas, corte conforme necessário e fixe o ciclo com um outro pedaço de fita. Dê um para cada criança levar pra casa e explique aos pais que você está pedindo para manterem o controle da temperatura da obediência de seus filhos durante a semana e que enviem um relatório na semana seguinte para ajudar a criança na sua busca para ser como Jesus.

Represente-o

Peça aos alunos que se imaginem na história, enriquecendo detalhes e emoções reais de como a procura e descoberta de Jesus no templo teria sido. Outra opção dramática é jogar charadas de obediência em situações semelhantes àquelas em que os alunos precisam obedecer aos pais, variando a resposta da criança desde obediência alegre, lento e obediência relutante a desafio. Outros podem imaginar algo que o pai lhes pedem para fazer e classificar o nível de obediência da criança que se apresenta na situação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível