Atividades sobre "opostos" para a educação infantil

Escrito por annabelle brown | Traduzido por ana karine dantas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades sobre "opostos" para a educação infantil
Faça um trabalho artístico que mostre conceitos de oposição, como a grama azul e o céu verde (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Dê uma agitada em sua sala de aula com uma lição sobre conceitos opostos. Explore o tema através de canções divertidas, rimas infantis e fantoches de dedo. Outra ideia é elaborar apresentações teatrais e encorajar os alunos a vestirem bonecos ao contrário, com meias nas mãos, luvas nos pés e calças nas cabeças. Decore a sua sala com artes inspiradas no tema e que foram criadas pelas crianças.

Dia e Noite

Ensine aos alunos sobre o dia e a noite com uma lição que explore esses dois conceitos opostos. Corte formas de uma casa simples e de árvores de uma cartolina branca. Além disso, corte uma lua, um sol e algumas estrelas. Deixe as crianças pintarem as formas e espere secar. Grampeie pedaços de papel pretos e brancos um ao lado do outro e dê um par a cada estudante. Encoraje-os a colar uma casa e uma árvore no papel branco e fazer o mesmo no preto, no mesmo local em cada um deles. Explique que o branco representa o dia e o preto significa a noite, ajudando os alunos a classificar corretamente. Incentive-os a colar as formas que sobraram nos papeis apropriados.

Emoções contrárias

Faça máscaras para explorar emoções opostas. Antes de aplicar a atividade, explique aos alunos o conteúdo, apresentando conceitos como "feliz" e "triste", por exemplo. Dê a cada estudante dois pratos de papel grandes e limpos e ajude-os a cortar olhos neles. O próximo passo é providenciar marcadores para que as crianças possam desenhar seus rostos nos pratos. Peça a elas para fazerem uma face sorridente e outra triste. Cole fios de lã ao redor dos pratos para simular o cabelo. Prenda-os em palitos de picolé para poder segurá-los. Deixe os alunos mostrarem suas emoções utilizando as máscaras, uma de cada vez.

Colagem de opostos

Mostre aos alunos como fazer um trabalho de colagem que explore texturas opostas. Reúna itens como lixa, pedaços de casca de árvore, bolas de algodão, pedaços de material macio (como lã) e material áspero (como estopa). Espalhe-os sobre uma mesa e deixe as crianças explorá-los. Peça a elas para classificar os materiais que eles julgam ser opostos, separando os itens ásperos dos macios, por exemplo. Providencie cartolina e cola para os alunos e peça a eles para colarem os itens que escolheram.

Cidade ao contrário

Peça aos alunos para criarem uma cidade ao contrário, dando a eles um pedaço de papel e canetinhas para que desenhem uma comunidade na qual tudo é invertido. Por exemplo, um lugar ao contrário poderia ter pássaros, cães, gatos e outros animais apresentados maiores do que os seres humanos, ou pessoas latindo e miando enquanto os animais falavam. Encoraje os alunos a pensar sobre as coisas comuns que vemos todos os dias e como fazê-las ao contrário. Incentive-os a pensar de forma criativa e a desenhar árvores que cresçam de cabeça para baixo, grama azul e céu verde, ou edifícios onde as pessoas se sentam do lado de fora em vez de dentro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível