Atividades temáticas sobre poder que têm relação com "A revolução dos bichos"

Escrito por david coodin | Traduzido por luiza thomaz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades temáticas sobre poder que têm relação com  "A revolução dos bichos"
"A revolução dos bichos" pode provocar respostas exaltadas dos alunos (Comstock/Comstock/Getty Images)

O romance clássico de George Orwell, "A revolução dos bichos", é sobre a corrupção do poder. No romance, um grupo de animais se revolta contra um fazendeiro déspota, apenas para terem os ideais da revolução corrompidos pela classe faminta por poder dos porcos. Este livro é uma oportunidade perfeita para ensinar aos seus alunos sobre poder. Use várias atividades para fazer seus alunos pensarem sobre o que o poder significa, como ele é disseminado e o que pode ser feito para reduzir sua influência corruptiva.

Atividade do novo diretor

Você pode usar temas desenvolvidos em "A revolução dos bichos" para fazer os alunos discutirem resistência ao poder. Prepare um cenário para seus alunos no qual a escola ganha um novo diretor que impõe regras novas e injustas, como banir as conversas no corredor. Faça seus alunos discutirem que métodos eles usariam para combater essas novas regras. Juntos, armem um plano de resistência. Comecem uma atividade como escrita de cartas e intensifique para protestos e conversas com a mídia. Também faça os alunos pensarem em que medidas tomariam para evitar a corrupção se eles conseguissem tomar o controle da escola.

Escrevendo propaganda

"A revolução dos bichos" deixa claro que o poder se protege através de propaganda política. Faça os alunos identificarem alguns truques retóricos de propaganda, como a distorção dos fatos, o apelo às emoções e o eufemismo na linguagem. Peça aos alunos que escrevam objetivamente sobre as políticas escolares, reais ou imaginárias. Faça-os reescreverem o que fizeram como propaganda com intuito de convencer os alunos dos méritos da escola. Peça que eles leiam as propagandas em voz alta para a turma, e faça os outros alunos identificarem as características e forças retóricas.

"A revolução dos bichos"

O melhor meio de entender o que acontece em "A revolução dos bichos" é viver essa situação. Dedique um dia inteiro de aula, ou várias aulas em uma semana para o ensino médio, para interpretarem essa situação. Divida os alunos em classes diferentes, como porcos, cachorros, cavalos e quaisquer outras classes do romance que sejam apropriadas. Faça os alunos escreverem uma reportagem de jornal sobre como é ser daquela classe. Faça os porcos decidirem quem têm que responsabilidade na turma naquele dia, e escreverem propaganda para fazer as outras classes aceitarem. Encoraje os alunos a protestarem contra o comportamento injusto, e encoraje os porcos a "removerem" os membros desleais do partido.

Ensaio literário de Orwell

Um acompanhamento útil para "A revolução dos bichos" é o ensaio “A política e a língua inglesa”, também de Orwell. Além de falar de propaganda, Orwell deixa claro como o uso empobrecido da língua no dia-a-dia faz com que seja fácil que nossas ideias sejam corrompidas e manipuladas pelo poder. Faça os alunos lerem o ensaio e identificarem frases comuns e metáforas clichês que eles veem em jornais, comerciais de TV e na própria escrita. Faça com que eles peguem um exemplo de prosa mal-escrita e reescrevam de forma a torná-la menos possível de ser aliciada pelo poder.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível