Conhecimento

Como fazer uma aula sobre respeito para crianças mais velhas?

Escrito por kathryn walsh | Traduzido por caio nóbrega
Como fazer uma aula sobre respeito para crianças mais velhas?

Não há momento errado para falar sobre respeito

Jupiterimages/Creatas/Getty Images

As crianças são muitas vezes ensinadas a respeitar a si e aos outros, mas muitas podem não ter a compreensão do que respeito significa realmente. Se estiver dando uma aula sobre o respeito ou discutindo o tema com as crianças da sua família, abordar esse assunto com crianças mais velhas ajuda a prepará-las para se tornarem membros educados e compreensivos da sociedade adulta.

Outras pessoas estão lendo

Criando um ambiente respeitoso

Antes que as crianças possam se sentir à vontade para falar sobre respeito, elas devem se sentir respeitados e seguras para falarem livremente. Crie um ambiente respeitoso através de regras básicas. Explique que xingar está fora dos limites e que elas não devem rir dos comentários ou perguntas dos outros. Organizar as crianças em círculo para a aula também pode promover um ambiente de respeito, porque todo mundo tem um lugar igual nesse tipo de organização, ao contrário de quando se sentam em fileiras e de frente para você.

Definindo respeito

O conceito de respeito pode ser confuso para as crianças, então comece a aula falando sobre o que significa respeitar os outros. Deixe as crianças fazerem sugestões e oferecerem exemplos pessoais para garantir que você cobriu uma ampla gama de tipos de relação. Por exemplo, fale sobre como usar uma linguagem educada, como dizer "por favor" e "obrigado", demonstra respeito pelos outros e como comer comidas saudáveis é uma forma de respeitar seu próprio corpo. Escreva todos os exemplos e distribua cópias para que as crianças tenham um lembrete do que significa respeito.

Dando exemplos da vida real

A melhor maneira de preparar as crianças para respeitarem os outros é relacionar o tema com suas próprias vidas. Crie alguns cenários hipotéticos que poderiam surgir e fale sobre como o respeito atua neles. Por exemplo, peça para as crianças falarem sobre como outros podem se sentir quando os colegas rirem delas ou sobre como o bullying pode fazer as pessoas se sentirem desrespeitados. Atuações também ajudam as crianças a praticarem como demonstrar respeito entre elas. Peça às crianças para encenarem situações simples, como ter um desentendimento com um dos pais e usar linguagem respeitosa.

Passando tarefas para casa

Incentive as crianças a pensarem mais sobre a lição passando tarefas para casa. Peça a cada uma que escreva uma carta para alguém que ela respeite ou peça para encontrarem uma forma criativa de demonstrar respeito aos outros, como, por exemplo, fazendo trabalho voluntário. Dê questionários para elas preencherem em casa. Escreva perguntas como: "Como você pode lembrar alguma pessoa a ser respeitosa?" Ou "Como você pode mostrar respeito aos seus próprios filhos algum dia?"

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media