Mais
×

Como aumentar a contagem de glóbulos brancos no sangue

Atualizado em 23 março, 2017

Glóbulos brancos são parte do sistema imunológico, que é o que age primeiramente quando o corpo é invadido por um agente externo, como um vírus, bactéria ou fungo. Existem vários tipos de glóbulos brancos, mas os dois mais comumente associados com baixas contagens são as células T e os neutrófilos. A destruição das células T, que combatem infecções oportunistas, é dita como sendo o meio pelo qual uma infecção por HIV se torna AIDS. Mais comum ainda é a condição conhecida como neutropenia, caracterizada pela presença de menos de 1500 neutrófilos por milímetro de sangue, o que ocorre devido a toxicidade de uma droga ou deficiência de vitamina.

Instruções

Sangue faltando glóbulos brancos
  1. Identifique os tipos de células que estão faltando. Como aumentar a contagem de glóbulos brancos depende do tipo de célula que está faltando. Ainda assim, podem existir várias causas para a contagem baixa, mas identificar o tipo celular deficiente dará dicas da causa para os médicos.

  2. Tome interleucina-2, ou IL-2, para multiplicar as células T. Uma pesquisa feita pelo Dr. Kendall Smith sobre como os glóbulos brancos reconhecem antígenos mostrou uma proteína celular natural, IL-2, que ativa a reprodução de células T. Embora o tratamento com IL-2 possa apresentar efeitos colaterais, ela é usada frequentemente na maioria das vacinas para ajudar a melhorar a resposta do sistema imunológico. É também uma parte crucial no tratamento de pacientes com HIV, onde é dado juntamente com medicação antiviral para ajudar a suprimir o desenvolvimento da AIDS.

  3. Suplemente sua dieta para reverter a neutropenia. A neutropenia pode ser causada por uma deficiência da vitamina B-12 ou folato. Um polivitamínico diário pode reverter a deficiência, assim como comer comidas ricas nestes nutrientes, como leite, peixe e ovos (B-12) e verduras (folato). Porque o B-12 encontrado em plantas não está disponível na digestão humana, veganos estão suscetíveis a neutropenia, a não ser que tomem vitaminas ou comam produtos de soja enriquecidos.

  4. Trate neutropenia aguda com neupogen. Neupogen é um estimulador do fator de crescimento dos neutrófilos, que é administrado por injeção. Usado primariamente em pacientes que fazem quimioterapia, o neupogen está disponível com receita médica.

  5. Consiga um transplante de medula óssea. Embora não seja um tratamento direto para a contagem baixa de glóbulos brancos, ele pode curar a anemia aplástica ou leucemia, que causam neutropenia séria. O procedimento é um pouco dolorido e com risco moderado. Entretanto, ele é usado em casos extremos somente.

Dicas

  • A contagem baixa de glóbulos brancos é uma condição séria que deveria sempre ser tratada com auxílio de um profissional médico.
  • Neutrófilos são o tipo mais abundante de glóbulos brancos no sangue. A neutropenia (ou baixa contagem de neutrófilos) é caracterizada como condições causadas por falha da medula óssea e aquelas causadas pela destruição das células em outros locais do corpo.

Aviso

  • Sem um exame de sangue, pode ser difícil diagnosticar uma baixa contagem de glóbulos brancos. Febres persistentes e infecções frequentes são uma indicação de que você deve fazer um exame de sangue.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article