Como avaliar as competências dos funcionários

Escrito por mika lo | Traduzido por marcela machado
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como avaliar as competências dos funcionários
A medição das competências deve ser precisa (tape measure image by MichMac from Fotolia.com)

Uma avaliação precisa das competências de um funcionário pode oferecer muitas informações úteis que simplificam a relação profissional. Os gerentes e os colegas de trabalho devem entender que os conjuntos de habilidades pessoais variam bastante de funcionário para funcionário no ambiente profissional. Isso dificultará a realização de uma avaliação individual precisa sem a consideração de vários fatores. Medir a competência de um funcionário exige uma avaliação objetiva que é realizada com base nos resultados apresentados por ele.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Implemente um sistema relevante de medição para todos os funcionários. A organização do processo de avaliação é a primeira etapa para a objetificação de cada funcionário com base em suas atividades. A criação de um formulário que permite que você avalie as competências de seus funcionários sobre cada tarefa predeterminada lhe ajudará a manter um registro preciso sobre cada pessoa. Muitas vezes, o formulário terá categorias de medição como produção, estabilidade emocional, resolução de problemas, interação com outros e funcionalidade. Geralmente, essas categorias têm subcategorias específicas às tarefas e mais detalhadas, a fim de oferecer uma melhor compreensão.

  2. 2

    Classifique cada resposta obtida com a avaliação. É importante atribuir um valor diferente a cada categoria e ao nível de cada resposta para objetificar e medir devidamente cada avaliação. Você precisa receber respostas que oferecem a medição mais detalhada possível. Por exemplo, fazer uma avaliação que varia de bom a ruim não oferecerá informações tão detalhadas quanto uma escala que permite que as respostas sejam consideradas excelentes, ótimas, boas, regulares, ruins e nulas para cada categoria da avaliação.

  3. 3

    Promova um ambiente de avaliação objetiva. A maioria das empresas já tem um sistema de avaliação de funcionários implementado que é realizado anual ou semestralmente. Como gerente, evite alertar os funcionários que eles estão sendo avaliados, já que isso não resultará em registros reais sobre suas competências. Frequentemente, julgue o desempenho de cada funcionário durante o período alocado ao processo de avaliação de sua empresa. Se realizar a avaliação dessa maneira, você terá uma medição mais precisa sobre o que um funcionário está fazendo do que em relação ao seu potencial.

  4. 4

    Teste cada funcionário após fazer suas observações objetivas. Agora que você tem um registro preciso sobre o que cada um faz, é hora de avaliar sua capacidade. Atribuir-lhes tarefas ou projetos que você acha que os desafiará pode fazer com que mostrem seus pontos fortes, potenciais ou pontos fracos.

  5. 5

    Forneça um feedback positivo aos funcionários. Após o preenchimento do formulário de avaliação, fornecer feedback a cada funcionário de modo particular e direto ajudará a orientá-lo em relação às melhorias. Inicie esse processo apenas após ter detalhado pessoalmente os pontos fortes e fracos de cada funcionário. Seja direto em sua abordagem ao informar os funcionários sobre as áreas nas quais precisam melhorar.

Dicas & Advertências

  • Apresentar um cronograma e um itinerário para as etapas que permitirão que os funcionários melhorem poderá ajudá-los a saber o que esperar e o que fazer.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível