Como avaliar as coordenações motoras

Escrito por rachel dennis | Traduzido por fabiana silva
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Como avaliar as coordenações motoras
A coordenação motora de um indivíduo está relacionada à sua capacidade de realizar várias tarefas do cotidiano (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

A coordenação motora é uma parte importante do desenvolvimento, pois permite que os indivíduos realizem tarefas diárias, como andar, comer e se vestir. Ela é dividida em dois grupos principais: coordenação motora grossa e fina. A primeira controla grandes músculos, permitindo que indivíduos façam coisas como andar, rastejar e saltar. A coordenação motora fina se refere àquela necessária para movimentos menores, como abotoar a camisa, segurar uma caneta e amarrar um sapato. Avaliar essas habilidades pode ajudar a determinar problemas de motricidade e contribui para o diagnóstico de uma doença ou deficiência.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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Instruções

    Diferentes formas de avaliar a coordenção motora

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    Para testar a coordenação motora grossa, peça para o indivíduo realizar uma série de movimentos conhecidos como amplitude de movimentos. Peça para a pessoa esticar um braço e girá-lo. O braço deve se mover em um círculo completo enquanto estiver totalmente estendido. Em seguida, peça para que ele fique de pé e estique uma perna. Peça para movimentá-la para cima e para baixo, para trás e para frente, para esquerda e para direita. Observe se há alguma anormalidade durante a realização dos movimentos, se ele os realiza com alguma dificuldade ou se sente dor.

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    Também é possível avaliar a coordenação motora grossa usando jogos e através de esportes. Peça para o indivíduo chutar uma bola para examinar a coordenação de sua perna. Pular corda é uma ótima maneira de avaliar essas capacidades, porque é necessário utilizar os braços e as pernas em conjunto para realizar a tarefa. Pular amarelinha, jogar basquete e andar sobre uma trave de equilíbrio também são boas opções para fazer essa avaliação. Durante seu exame, observe a fluidez do movimento, problemas de equilíbrio e a coordenação óculo-manual.

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    Avalie a coordenação motora fina dos braços e pernas. Peça para o indivíduo colocar um prendedor de roupa na borda de uma caixa. A atividade de colocar miçangas em um cadarço é outra maneira de avaliação. Usar um grampeador e colocar um clipe de papel em uma folha também são formas de avaliar a coordenação motora fina. Coloque um objeto no chão e peça para o indivíduo pegá-lo usando apenas os dedos do pé. Observe-o executar cada tarefa, examinando a suavidade dos movimentos e a facilidade como a tarefa é concluída e anote quaisquer dificuldades.

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    Utensílios domésticos comuns também podem ser utilizados. Dê uma jarra para o indivíduo e peça para ele destampá-la e tampá-la novamente. Peça que coloque objetos, como moedas ou blocos, dentro de uma bacia, balde ou copo. Desenhe uma linha reta em um pedaço de papel e peça para ele utilizar uma tesoura para cortá-la. Usando lápis ou canetas de diferentes tamanhos, peça para ele pegar e agarrar cada um e, em seguida, passar um traço sob os itens desenhados em um papel. Observe a conclusão de cada tarefa e identifique os problemas durante cada movimento.

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    A coordenação também pode ser avaliada enquanto o indivíduo se veste. Peça para ele colocar e apertar o botão de uma camisa. Em seguida, terá de vestir uma calça com um fecho de pressão e zíper. Peça para que calce e amarre os sapatos com cadarços. Assista a execução de cada tarefa, procurando dificuldades, movimentos anormais e observando a capacidade de executar completamente cada tarefa sem ajuda.

Dicas & Advertências

  • Se você observar que o indivíduo apresenta dificuldades ou dor durante a realização das atividades, informe ao médico ou fisioterapeuta.
  • Durante a realização das tarefas, leve em consideração a idade da pessoa que está sendo avaliada. Por exemplo, não espere que uma criança pequena saiba amarrar sapatos corretamente.

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