Avanços tecnológicos da época da Renascença

Escrito por rebecca schlofner | Traduzido por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Avanços tecnológicos da época da Renascença
Esboços de um dispositivo de movimento perpétuo desenhado por Leonardo da Vinci abririam caminho para o avanço tecnológico futuro (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

"Renascença" significa renascimento ou ressurreição. O período do Renascimento ocorreu no final da Idade Média, a partir do século XIV, com evidências de que começou na Itália, e terminou no século XVII. Este período também é muitas vezes chamado de Era Elisabetana. Após a Idade Média, a literatura dos gregos e romanos foi redescoberta, e os inventores e exploradores como Cristóvão Colombo, Galileu e Leonardo da Vinci se tornaram o centro das atenções. O mundo passou de um período de pouco conhecimento e de simplesmente viver para a rainha, para o rei, ou para a igreja para uma época de exploração e invenção sem precedentes desde então.

Outras pessoas estão lendo

A invenção que mudou o mundo

Com a reinvenção da imprensa por Johann Gutenberg na década de 1450, a comunicação mudou, o que alterou o curso da história. A tecnologia original veio da China, mas não foi até a reinvenção de Gutenberg que a imprensa passou a existir. Antes da chegada dessa máquina, as pessoas escreviam à mão cada cópia de um livro, como a Bíblia, ou qualquer outra mensagem. Os moldes que Gutenberg reuniu permitiram que a imprensa fizesse várias cópias de uma vez. As pessoas tornaram-se mais informadas, e isso, mais tarde, levaria a mais educação na era cibernética do século XXI.

Avanços tecnológicos da época da Renascença
Este tabuleiro de blocos de impressão seria semelhante aos moldes que Gutenberg inventou para sua imprensa (Comstock/Comstock/Getty Images)

Ferramentas e construção de material

Muitas ferramentas inventadas há séculos no Renascimento ainda estão em uso. A chave de fenda, chave inglesa e o tubo de ferro fundido vieram dessa época. Essas ferramentas permitem edifícios melhores e construções mais rápidas.

Avanços tecnológicos da época da Renascença
Entre essas ferramentas há invenções da Renascença (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Armas de fogo

À medida que se afastava do antigo modelo de armamentos, nós chegamos às invenções do rifle com cano e da espingarda. Com séculos de idade, estas são hoje a principal escolha de armamento em qualquer guerra e também podem ser usadas para a caça e defesa. Isso deu aos países uma oportunidade para se expandir, para encontrar mais presas para subjugar e mais guerras para vencer.

Avanços tecnológicos da época da Renascença
Armamentos, como o rifle com cano, vêm dessa época (FPG/Retrofile/Getty Images)

Galileo Galilei

Galileu melhorou o telescópio para permitir que mais coisas fossem vistas. Suas melhorias permitiram novas descobertas que acabariam por levar às invenções do telescópio Hubble e do ônibus espacial. Ele pôde observar o céu à noite para chegar às leis do movimento. O Greenwich Mean Time ou GMT (fuso horário de Greenwich) e o Zulu, são resultados diretos do trabalho de Galileu.

Avanços tecnológicos da época da Renascença
Galileu Galilei inventou e observou muitos avanços durante sua vida (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Outras tecnologias

Em 1510, Peter Henlein inventou o relógio de bolso enquanto da Vinci nos deu a roda d'água horizontal. Em 1565 Conrad Gesner, da Suíça, foi o primeiro a documentar a existência de um lápis, por isso sua criação é às vezes atribuída a ele. Em 1590 o microscópio foi apresentado por Hans Janssen e Zacharias. Todos esses avanços abriram caminho para uma maior expansão na tecnologia, que ofereceu à humanidade uma série de itens para enriquecer sua vida.

Avanços tecnológicos da época da Renascença
O autoclismo (descarga de vaso sanitário) foi inventado por Sir John Harington em 1591 (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível