Significados das estátuas de Buda

Escrito por j.r. erickson | Traduzido por luiz felipe ribeiro
Significados das estátuas de Buda

A estátua de Buda sorridente é associada com boa sorte e fartura

Buddha image by Renato Francia from Fotolia.com

A estátua de Buda é a representação do fundador do budismo. Além disso, como em muitas religiões, a estátua é o símbolo tangível de uma crença, nesse caso da cultura budista. No entanto, ela transcendeu sua origem religiosa e também se tornou um símbolo popular na cultura ocidental.

Outras pessoas estão lendo

História

A estátua de Buda representa Sidarta Gautama, o fundador da fé budista. Gautama, um príncipe que residia no norte da Índia, viveu entre 563 e 483 a.C. Apesar de sua imagem ser popular como um símbolo budista, estátua de outras divindades dessa religião também são confeccionadas.

Tipos

Além das estátuas de Buda baseadas em Sidarta Gautama, muitas outras estátuas representam vários estados de iluminação no budismo. De acordo com o site Buddhist-Artwork.com, estudiosos da área artística classificaram as estátuas budistas em quatro categorias. A primeira, chamada de Buda, são as mais bem cotadas e normalmente representam Gautama. O segundo grupo, Bodisatva, representa o estado imediatamente anterior à perfeita iluminação ou estado de Buda. O terceiro tipo, Vidyaraja, inclui um grupo de deuses guerreiros chamados Reis do Mantra. A última categoria, Deva, simboliza entidades não-humanas e divindades que se tornaram budistas.

Imagem

As estátuas do Buda possuem muitas semelhanças. As mais tradicionais são frequentemente a imagem de um único homem, às vezes, gordo, sentado com as pernas cruzadas e com as mãos deitadas no colo. Algumas dessas estátuas vestem ornamentos na cabeça, joias e trajes elaborados. Os significados por trás das estátuas variam e geralmente são diferentes de acordo com a posição do Buda.

Significado

A estátua do Buda não existe apenas para representar o criador do budismo. A estátua é moldada com lições religiosas, que estão representadas em quase todos os detalhes da imagem. Dizem que cada característica física do Buda é um símbolo de ensinamentos budistas. Por exemplo, os seus olhos semi-cerrados representam um estado meditativo, enquanto que diferentes gestos manuais têm uma variedade de significados. Os longos braços do Buda representam generosidade e seus compridos lóbulos das orelhas representam a habilidade de ouvir o que é necessário para o mundo.

Função

As pessoas colecionam estátuas do Buda por várias razões. Para os budistas, as estátuas são símbolos do fundador da sua religião e demonstram muitas das lições espirituais que acompanham o budismo. Outras pessoas utilizam essas estátuas por motivos simplesmente decorativos ou durante a prática de feng shui. Algumas escolhem suas estátuas de acordo com seus significados específicos. Por exemplo, a estátua do Buda sorridente é associada com boa sorte e fartura.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media