Avisos de perigo e alerta para materiais tóxicos e corrosivos

Escrito por kelvin hayes | Traduzido por luiz neves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Avisos de perigo e alerta para materiais tóxicos e corrosivos
Sinais de aviso internacionalmente reconhecidos são triangulares ou quadrados com coloração amarela e preta (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Avisos e símbolos são a forma mais fácil de rapidamente transmitir a mensagem de que materiais tóxicos ou corrosivos estão por perto. Eles são padronizados internacionalmente e cobrem tudo, desde radiação até líquidos tóxicos e avisos de perigo em geral. Os símbolos de aviso são exigidos em veículos que carregam carga tóxica, em locais conhecidos por conter material perigoso e até em latas de lixo em hospitais.

Outras pessoas estão lendo

Radiação

O mais infame de todos os avisos de perigo, a sinalização de radiação consiste de um círculo interior preto e um círculo exterior dividido em seis sessões de 60 graus, alternando entre amarelo e preto, em um letreiro quadrado. Esse aviso pode indicar que há radiação no ar ou no solo ou que a propensão para exposição a radiação é maior que o normal.

Avisos de perigo e alerta para materiais tóxicos e corrosivos
A radiação pode causar mutações nas células do nosso corpo, aumentando nossas chances de desenvolver câncer (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Risco biológico

O símbolo de risco biológico foi criado no fim da década de 60 como uma forma de padronizar os avisos sobre risco de material orgânico em laboratórios e hospitais. O símbolo possui três lados, para que fique simétrico em todas as orientações. A cor laranja fluorescente foi escolhida porque é a mais visível na maioria das condições - uma descoberta que aconteceu em uma exploração no ártico. Este símbolo é encontrado em hospitais, consultórios odontológicos, laboratórios e qualquer outro lugar em que pessoas possam entrar em contato com materiais orgânicos perigosos.

Avisos de perigo e alerta para materiais tóxicos e corrosivos
O símbolo de risco biológico foi criado nos anos 60 por Charles Baldwin, com ajuda da "Dow Chemical Company" (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Material corrosivo

O símbolo de material corrosivo é o menos abstrato dos avisos de perigo e foi projetado para indicar produtos químicos que atacam ou corroem metais ou que destroem ou queimam tecido humano. As substâncias químicas que normalmente requerem este símbolo são ácido hidroclorídrico, ácido nítrico, ácido sulfúrico e amônia.

Avisos de perigo e alerta para materiais tóxicos e corrosivos
Materiais corrosivos também podem possuir características reativas, inflamáveis ou tóxicas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Material tóxico

O símbolo de material tóxico usa a imagem de extremo perigo mais reconhecida internacionalmente: a caveira com ossos cruzados. Este símbolo indica, geralmente, um elevado potencial de ferimento. O símbolo é normalmente representado em um letreiro triangular preto e amarelo, mas pode também ser encontrado como uma imagem separada ou acompanhada de palavras específicas como "veneno".

Avisos de perigo e alerta para materiais tóxicos e corrosivos
O símbolo de toxicidade da caveira com ossos cruzados se aplica a substâncias como venenos (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível