Azevém como cultura de cobertura

Escrito por rebekah smith | Traduzido por rodrigo calaboni
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Azevém como cultura de cobertura
Campos de azevém (green field of rye image by Olga Shelego from Fotolia.com)

O azevém é frequentemente usado como cultura de cobertura para reconstruir o solo, aumentar produção, diminuir ervas daninhas e doenças e evitar a erosão. Existem muitas funções para o azevém, incluindo ração para o gado, mas o seu maior trunfo é sua capacidade para ajudar o solo e as colheitas futuras. É frequentemente usado como cobertura de solo antes de culturas como milho, soja e outras de alto valor. O azevém pode ser cultivado no inverno ou durante a rotação de cultura, em seções de plantio regulares e na primavera. É uma maneira barata de melhorar o solo e a colheita.

Outras pessoas estão lendo

Solo e erosão

O azevém possui um sistema de raiz longo e forte. Dessa forma, o azevém mantém o solo no lugar, mesmo o mais rochoso e pobre. Campos que foram expostos ou removidos podem ter muitos benefícios com este sistema radicular. O azevém constrói o solo, já que este evita a erosão. Embora esse sistema seja longo, ele é bastante superficial, o que torna o solo fácil de trabalhar. Devido ao rápido crescimento do azevém, ele se torna uma excelente matéria orgânica, que pode ser lavrada no solo.

Inibidor de ervas daninhas e pragas

O azevém pode inibir ervas daninhas e pragas quando utilizada como cultura de cobertura. Misturar azevém com outras culturas melhora o controle de ervas daninhas no início da estação, pois é uma cobertura viva. Como atrai poucas pragas, ele pode reduzir ou eliminar os problemas de infestação. No entanto, o azevém atrai roedores, que costumam viver entre as plantas.

Redução de doenças

O azevém pode reduzir doenças em pequenas frutas, pomares, vinhas e culturas de alto valor. Como ele reduz o desprendimento das partículas do solo, que faz com que muitas doenças se espalhem, o azevém impede que tais doenças se disseminem na cultura. Ele ainda retém a água e melhora a irrigação na plantação.

Culturas acompanhantes e emergentes

Devido ao seu rápido crescimento, o azevém ajuda a melhorar a proteção do solo para culturas de crescimento lento de inverno. Além disso, a pastagem pode ser estendida pelo plantio tardio de outono do azevém. Ele produz rápidas colheitas e retira nitrogênio, fósforo e potássio remanescentes no solo, preparando-o para o próximo cultivo. O azevém se decompõe rapidamente, assim, fornece os nutrientes necessários para ser misturados ao solo.

Plantio

O azevém crescerá na maioria dos tipos de solo, mas prefere os férteis e bem drenados. No entanto, solos pedregosos ou pobres podem ser beneficiados pelo seu plantio. Ele também tolera barro e tem melhor desempenho em solos molhados que outros grãos. As sementes do final da primavera e plantas de azevém crescerão durante um ano. Se elas forem removidas antes de produzir sementes, não crescerão novamente e podem ser cultivadas no solo. Entretanto, se for permitido o desenvolvimento das sementes, as plantas de azevém continuarão a crescer. A semeadura do azevém com outras culturas deve ser feita logo após elas serem plantadas na primavera ou de quatro ou oito semanas antes das culturas de outono, para protegê-las contra o congelamento de inverno.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível