on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer um backsplash na cozinha

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O propósito de um "backsplash" em uma cozinha é proteger a parede de trás de uma pia da umidade, além de ser uma oportunidade de melhorar a aparência do cômodo. Um bom azulejo para o "backsplash" deve complementar o balcão e o resto das cores e materiais da cozinha, ao mesmo tempo que se destaca como uma espécie de mural de azulejos ou como um item de decoração do espaço. Este é o lugar onde você pode ser criativo com as cores e organização dos azulejos, inclusive utilizando formas esculpidas.

Instruções

Além de proteger a parede contra a umidade, os "backsplashes" podem dar uma cara nova para a sua cozinha (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Escolha o tipo de material que você deseja utilizar para o corpo principal do "backsplash", e tenha-os em mãos para criar o seu design. Azulejos de cerâmica e de porcelana são relativamente comuns em em quadrados menores, mas você também pode conseguir azulejos em quadrados maiores de granito ou de mármore, azulejos retangulares, azulejos muito pequenos para mosaicos e, até mesmo, azulejos de metais prensados (mas tenha certeza de que eles são galvanizados para resistir à umidade).

    Loading...
  2. Escolha a borda do material para a parte de cima e dos lados do "backsplash". Azulejos regulares não possuem acabamento em suas bordas, então alguma coisa terá que ir em torno do perímetro. Você pode simplesmente comprar azulejos com bordas arredondadas da mesma cor e estilo dos outros, ou ser um pouco ambicioso e comprar uma borda de madeira envernizada para dar o acabamento em torno do "backsplash". Uma forma popular de se fazer isso é comprar acabamentos finos e decorativos de cerâmica em cor, forma e estilo diferentes dos azulejos utilizados no meio.

  3. Meça e marque o contorno de seu "backsplash" na parede. Tenha exatamente o tamanho que você deseja. Normalmente, os "backsplashes" possuem de 15 a 20 centímetros de altura, e são um pouco mais largos do que a largura da pia.

  4. Marque a área correspondente em seu papel quadriculado, com a borda determinada pelo número de azulejos que você está planejando para o seu "backsplash". Se os azulejos não forem quadrados (como os quadrados do papel) então desenhe em um papel normal imitando o tamanho dos azulejos. Se você quiser utilizá-los em forma de losangos, posicione os quadrados do papel na diagonal.

  5. Use seus lápis coloridos para se aproximar das cores dos azulejos que você está usando. Planeje o desenho do modo que você deseja, como xadrez multicolorido, linhas de cores diferentes em tamanhos específicos, grupos de cores, até estar confortável com a aparência do "backsplash" no papel.

  6. No chão, desenhe os azulejos no formato do "backsplash", utilizando o desenho do seu papel quadriculado como guia. Avalie a aparência dele, fazendo as mudanças que você julgar necessárias. Uma vez que você está contente com isso, comece o processo de revestimento, levando os azulejos diretamente do chão para a parede.

Loading...

Dicas

  • Se o balcão estiver coberto com o mesmo tipo de azulejo que você está utilizando para o "backsplash", não se esqueça de alinhá-los com a linha vertical do reboco.

O que você precisa

  • Trena
  • Nivelador
  • Lápis coloridos
  • Papel quadriculado
  • Azulejos

Referências

Loading ...
Loading ...