×
Loading ...

Por quanto tempo deve-se esperar para que o rejunte de pisos seque?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A instalação de um novo piso de cerâmica pode ser uma ótima maneira de aprimorar a sua casa. Também é uma excelente opção se você estiver remodelando seu banheiro ou cozinha. No entanto, a instalação de ladrilhos novos pode ser um processo longo e pode tornar a sua casa inabitável por alguns dias. Como você não vai querer estragar o seu rejuntamento, é interessante saber quanto tempo você deve esperar antes que se possa desfrutar do seu novo piso.

É essencial que se saiba quanto tempo demora para que a argamassa e o rejunte de pisos cerâmicos sequem, garantindo um resultado final de qualidade (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Espere antes de começar

Tenha a certeza de que se obterá um rejunte de qualidade, ao permitir um tempo suficiente para que a argamassa de fixação do ladrilho seque. Se ela não estiver completamente seca, ela pode escorrer, destruindo e descolorindo um bom trabalho de rejunte. Você também pode acabar encontrando peças que ainda estão um pouco soltas, porque elas não tiveram tempo de se fixar completamente; isso pode arruinar um grande trabalho de rejuntamento. Na maioria das vezes, leva-se de dois a quatro dias para que ladrilhos estejam completamente assentados. Ao esperar antes do rejuntamento, pode-se economizar muito tempo mais tarde, porque assim não haverá necessidade de refazer todo o trabalho.

Loading...

Monitore as condições de temperatura

O tempo necessário para que seu rejunte seque pode variar dependendo das condições locais de temperatura. Certifique-se de que o rejunte está secando uniformemente; sistemas de aquecimento ou de ar condicionado podem fazer com que o chão seque de forma irregular. Quando o rejuntamento seca de forma desigual, é mais provável que ele adquira várias tonalidades diferentes de cor, uma vez que esteja completamente seco.

Considere a cura úmida

A maioria dos trabalhos de rejuntamento vai secar dentro de dois ou três dias. No entanto, muitos proprietários e empreiteiros costumar usar um método de secagem mais demorado para fortalecer o rejunte em seus pisos. A cura úmida acontece quando um papel que não desbota, típico de artesanato, é colocado para cobrir o piso acabado por três dias. Ela também pode ser feita usando uma esponja úmida ou esfregão para molhar o rejunte; após as primeiras 24 horas, umedeça o rejunte com uma esponja ou esfregão e repita o processo nos próximos três dias. Ao fazer isso, você vai reforçar o seu rejuntamento. No entanto, esse processo irá demorar um pouco mais do que procedimentos de secagem típicos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...