Bananas causam câncer?

Escrito por carole ellis | Traduzido por jessica pietro pupo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Bananas causam câncer?
A banana é uma das frutas mais populares do mundo (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

A banana é uma das frutas mais populares do mundo. Quando criança, você provavelmente começou a comer bananas antes mesmo de ter dentes. Essa fruta apresenta uma série de benefícios, e uma vez que a maioria dos nutricionistas recomenda que você coma entre três e cinco porções de fruta por dia, você pode imaginar que seja difícil comer tantas bananas. No entanto, como com muitas coisas, o abuso tem potencial para causar problemas de saúde. Neste artigo, explore as ramificações e benefícios para a saúde de comer bananas regularmente, incluindo seu impacto em doenças cardíacas, saúde geral e câncer.

Outras pessoas estão lendo

História

As bananas provavelmente se originaram da Malásia, há quase mil anos atrás. Eles existem em centenas de sub-variedades, mas os dois tipos mais comuns e populares são banana doce e banana nanica. Elas não se tornaram amplamente disponíveis fora de suas terras nativas até o século vinte, quando pacotes, transporte e refrigeração melhorados permitiram que elas fossem vendidas em mercados de qualquer lugar.

Bananas causam câncer?
As bananas provavelmente se originaram da Malásia, há quase mil anos atrás

Significado

Há muito tempo as bananas são consideradas o "pacote" perfeito. A fruta firme, de cor clara é encerrada em um pele ou casca dura, e é repleta de nutrientes, fibras e mesmo alimento para certos tipos de bactérias benéficas que vivem em seu estômago, intestinos e rins. De fato, bananas podem ajudar sua visão e ajudar a prevenir úlceras, assim como nutrir as células que vivem no revestimento de seus intestinos.

Equívocos

Muitos anos atrás, cientistas começaram a pesquisar os efeitos da clorofila em humanos. A clorofila é a parte da planta que torna as folhas e frutos verdes, e ajuda a planta a absorver a luz solar e transformá-la em alimento. Alguns cientistas temiam que, uma vez que a clorofila era quebrada durante o processo de amadurecimento, ela poderia causar efeitos adversos à saúde, caso fosse consumida em grandes quantidades. Alguns especialistas ainda sugeriram que comer muitas frutas como bananas, que começam verdes e se tornam cada vez mais amarelas, conforme amadurecem, poderia contribuir para problemas de saúde, como o câncer.

Função

Felizmente, esses medos acabaram por ser infundados. Não apenas os elevados níveis de potássio nas bananas ajudam a prevenir pressão alta, doenças cardíacas, ósseas e -- para os atletas por aí -- câimbras, como a alta quantidade de fibras na fruta contribui para a saúde cardiovascular, regularidade gastrointestinal e até mesmo para a prevenção de úlceras. Bananas, na realidade, são melhores para os seus olhos do que cenouras, e em um estudo publicado no "International Journal of Cancer", mulheres que comiam bananas de quatro a seis vezes por semana, literalmente diminuíram seu risco de câncer renal pela metade.

Considerações

Embora comer muito de qualquer coisa possa causar problemas de saúde, muito poucas pessoas comem bananas o suficiente. Entretanto, você não deve confundir comer frutas o suficiente com beber suco de frutas, especialmente quando se trata de bananas. Embora consumir a forma crua e natural das frutas pode fortificar seu corpo contra inúmeros problemas de saúde, incluindo câncer, o consumo em excesso de suco de fruta tem sido relacionado com risco aumentado de câncer renal. Certifique-se de que você esteja comendo suas bananas na forma mais natural o possível -- direto do pé -- para evitar esses problemas.

Visão do especialista

Se você realmente deseja amplificar sua proteção ao câncer usando bananas, então você pode querer pensar duas vezes antes de retirar a casca. Pesquisadores em Tokyo, Japão, descobriram que os compostos antioxidantes na casca da banana eram muito mais potentes do que aqueles na fruta em si. Os antioxidantes podem ajudar a manter moléculas de elevada energia, chamadas radicais livres, sob controle. Radicais livres podem danificar células saudáveis gravemente e mesmo fazer com que eles comecem a replicar incontrolavelmente, o que resulta em crescimentos cancerosos. Os pesquisadores até mesmo sugeriram que o extrato de casca de banana seja considerado uma boa fonte de antioxidantes naturais em comidas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível