Mais
×

Bandas e cantores infantis que marcaram história

Principalmente nos anos 80 e 90, o Brasil teve muitas bandas e cantores infantis famosos, com músicas que contagiavam tanto crianças como adultos. Esses artistas, na maioria das vezes, ganharam fama ao participar de programas de televisão e se apresentar em shows por todo o País. Muitos grupos acabaram revelando artistas talentosos que até hoje brilham como atores ou músicos, como Jair Oliveira, Simony e Fernanda Souza. Conheça os detalhes dessas bandas infantis que marcaram época no Brasil.

A infância de toda uma geração foi marcada por grupos musicais inesquecíveis (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Balão Mágico

Poucos se lembram, mas antes das manhãs da Rede Globo serem dominadas pela apresentadora Xuxa, o Balão Mágico era a grande atração da emissora. Jairzinho, Simony, Mike e Tob eram os principais integrantes dessa mistura de grupo musical com programa infantil. Seus maiores sucessos foram "Superfantástico", com Djavan, "Amigos do Peito", com a participação de Fábio Jr., e "Carimbador Maluco", também conhecido como "Plunct, Plact, Zum!", que foi gravado com Raul Seixas. O grupo gravou cinco discos e vendeu mais de dez milhões de cópias entre 1982 e 1986.

O Balão Mágico vendeu mais de dez milhões de discos (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Trem da Alegria

Criado em 1984 pelo produtor e compositor Michael Sullivan, o Trem da Alegria teve durante seus oito anos de existência um total de nove integrantes. Os que mais se destacaram foram Juninho Bill e Patrícia Marx, que depois emplacou uma bem sucedida carreira solo. Muitas músicas do grupo contavam com participações especiais de famosos, como Xuxa, Pelé, Gal Costa e Menudo. Entre as canções mais marcantes, estão "É de chocolate", "Uni, Duni, Tê", "Piuí Abacaxi", "He-Man" e "Fera Neném". No total, foram mais de seis milhões de discos vendidos até 1992, quando o grupo chegou ao fim.

Xuxa fez participação especial em músicas do Trem da Alegria (Fernanda Calfat/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Chiquititas

Formada em 1997 tendo como base uma novela de muito sucesso na América Latina, "Chiquititas" foi um grande sucesso na rede de televisão SBT. A trilha sonora teve um enorme sucesso entre o público infantil. Foram cinco álbuns diferentes que venderam cerca de 1,8 milhão de cópias. A cada capítulo, as músicas dos discos eram interpretadas como videoclipes pelos atores, sendo uma das partes mais divertidas das novelas. Vários intérpretes de Chiquititas acabaram se transformando em grandes atores da atualidade, como Fernanda Souza, Débora Falabella, Bruno Gagliasso, Sthefany e Kayky Brito.

Fernanda Souza começou sua carreia como uma das "chiquititas" (Globo/João Miguel Júnior)

Pirlimpimpim

Famoso pela música "Lindo Balão Azul" junto com Guilherme Arantes, o Pirlimpimpim foi um projeto que juntou grandes artistas para comemorar o aniversário de 100 anos do escritor Monteiro Lobato, em 1982. Fábio Jr., Ângela Ro Ro, Baby Consuelo, Bebel Gilberto, Moraes Moreira e Zé Ramalho interpretaram as canções infantis. Um especial sobre o disco foi transmitido pela Rede Globo, já que as músicas do projeto eram todas baseadas nos personagens da série "Sítio do Pica-Pau Amarelo", na época exibida na emissora.

Bebel Gilberto foi uma das integrantes do grupo Pirlimpimpim (Mike Coppola/Getty Images Entertainment/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article