Banho de imersão para o controle de sarna em bovinos

Escrito por martha adams | Traduzido por deivid assis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Banho de imersão para o controle de sarna em bovinos
Ácaros da sarna, como os carrapatos, são ectoparasitas (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

A sarna sarcóptica ou sarna de bovinos é causada pelo ácaro parasita Sarcoptes scabiei. O gado adquire o parasita com o contato com outro rebanho infectado ou em instalações infectadas. Esses ácaros causam uma doença chamada sarna psoróptica que já foi endêmica nos rebanhos de engorda e de corte nos estados ocidentais dos EUA e foi controlada com banhos de imersão, mas parece estar retornando. Pode ser tratada de forma eficaz através da pulverização ou com imersão do gado em uma solução específica, ou com a aplicação de ivermectina.

Outras pessoas estão lendo

Por fazer o banho de imersão?

A sarna em bovinos não é fatal, mas provoca uma coceira intensa e os animais se coçam até abrirem feridas que podem causar problemas adicionais, tais como infestação por larvas de moscas e infecção bacteriana. Além disso, o gado se incomoda com os ácaros da sarna e gasta seu tempo e energia coçando em vez de comer e, como resultado, não ganha peso tão rapidamente quanto os animais sadios. A razão mais convincente para o banho de imersão para a sarna é que isso é exigido por lei em muitos estados dos EUA. As penalidades por deixar de relatar e tratar a doença, ou por remover o rebanho de instalações infectadas até que tenham sido desinfestados, podem ser graves.

O que o banho de imersão utiliza

Um banho de imersão aquecido de polissulfeto de cálcio é eficaz contra a sarna bovina, mas deve ser misturado em 380 litros para uma concentração adequada, fervido por duas horas e mantido a uma temperatura entre 35 e 40,5ºC. Essas considerações tornam difícil o processo, mas é eficiente para grandes rebanhos. Outras soluções de imersão recomendadas incluem inseticidas organofosforados, como o Asuntol. O toxafeno foi recomendado por algumas agências no passado, mas sua utilização está proibida. Algumas regulamentações chegam a mencionar o banho de imersão do gado em petróleo bruto para matar os parasitas externos.

Quando fazer o banho de imersão

Os pecuaristas devem fazer o banho de imersão em seus rebanhos quando a presença da sarna se tornar evidente. Se a sarna for relatada na área, o governo pode exigir a desinfecção de animais não afetados como uma medida preventiva. O processo deve ser acompanhado de uma higienização completa de todas as instalações ocupadas pelos bovinos infectados, incluindo celeiros, confinamentos, cercas, vagões e caminhões ou reboques, para evitar a reinfestação ou transmissão para outros animais. O rebanho deve ser bem hidratado antes do banho de imersão, para diluir qualquer solução ingerida acidentalmente.

Como fazer o banho de imersão

O banho de imersão envolve um tanque de metal ou concreto estreito e profundo, no qual o gado deve saltar para assegurar submersão completa. Eles emergirão e sairão pelo outro lado e irão para a área de drenagem. Os tanques de imersão devem ser construídos com cuidado, para ver se a solução de imersão permanece limpa, com a temperatura controlada e isolado do fornecimento de água, para evitar que ela entre no ecossistema local. A pulverização é menos perigosa para os animais (bezerros podem se afogar em um tanque de imersão) e é eficaz para pequenos rebanhos, mas é mais demorada. Sistemas de pulverização automatizados que se assemelham ao de lavagem de carro podem ser instalados em uma rampa ou em uma passagem que o gado utiliza para ir do curral para o pasto e vice-versa, pisando em um pedal que acionará os pulverizadores.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível