Os seres humanos e os cães podem pegar piolhos de aves?

Escrito por sumei fitzgerald | Traduzido por carlos nascimento
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os seres humanos e os  cães podem pegar piolhos de aves?
Os ácaros dos pássaros podem picar seres humanos (pigeon bird wild bird image by Pali A from Fotolia.com)

Tanto os cães como os seres humanos podem ser contaminados por parasitas que normalmente afetam os pássaros. Embora sejam conhecidos normalmente por piolhos, na verdade, esses parasitas são ácaros. Os ácaros dos pássaros são uma cepa específica, isto é, eles podem picar outros animais, mas não completam seu ciclo sem um pássaro hospedeiro, de acordo com o "Alameda County Vector Control Services District" (ACVCSD). O problema real ocorre quando estes ácaros são capazes de sair e retornar dos ninhos e das casas dos humanos.

Outras pessoas estão lendo

Os tipos de ácaros dos pássaros

A variedade de ácaros de pássaros é numerosa. Estes seres podem parasitar tanto os pássaros domésticos como os selvagens. Apenas poucas espécies incomodam os humanos.

O Ornithonyssus bursa é também conhecido como ácaro de ave tropical. O "Australian Department of Medical Entomology" afirma que este ácaro ataca os pássaros domésticos e selvagens em todas as regiões quentes do mundo.

O ácaro das aves do norte, o Ornithonyssus sylviarum, deixa grande quantidade de hospedeiros mortos, movendo-se em grupos pela casa procurando um novo hospedeiro.

O ácaro de galinhas, Dermanyssus gallinae, pode infectar canários, pombos, pardais e estorninhos. Este ácaro se alimenta do pássaro hospedeiro durante a noite e se esconde em fendas e rachaduras durante o dia.

Há muitas cepas específicas de espécies do ácaro Cheyletiella. Este ácaro ataca outros ácaros e insetos, e se alimenta dos pássaros hospedeiros.

Os seres humanos e os  cães podem pegar piolhos de aves?
Um ácaro vermelho (Samtmilbe image by Pepie from Fotolia.com)

Como os humanos e cães podem ser infectados

Os ácaros dos pássaros podem entrar nas casas por telhas quebradas ou beirais desprotegidos. Segundo o "Australian Department of Medical Entomology", eles também podem viajar de dentro dos ninhos localizados embaixo de beirais de janelas. Quando os pássaros morrem ou deixam o ninho, os ácaros podem entrar na casa para procurar por um hospedeiro novo, escreve Karen Vail, da "University of Tennessee Extension". Chuvas fortes também podem causar a saída dos ácaros dos beirais alagados e sarjetas e fazê-los entrar nas casas, afirma.

Uma mulher de Long Island foi posta em quarentena em 2006 quando ácaros entraram em seu banheiro através da ventilação.

Os seres humanos e os  cães podem pegar piolhos de aves?
Os ácaros atacam os filhotes (bird nest image by Andrew Gentry from Fotolia.com)

Sintomas

Os ácaros dos pássaros são raramente transmissores de doenças, mas podem afetar a saúde dos humanos e seus animais de estimação.

Enquanto procuram por um hospedeiro, as "picadas de teste" destes ácaros podem levar à irritação, coceiras e erupções cutâneas. A picada incha cerca do tamanho de uma espinha, diz o ACVCSD, e o ato de coçar pode levar a infecções bacterianas secundárias.

Os ácaros das aves não se escondem sob a pele dos seres humanos ou dos cães e não podem completar o seu ciclo de vida em hospedeiros que não sejam as aves. No entanto, a sensação de rastejamento dos ácaros pode ser uma fonte de intenso incômodo para as pessoas ou os cães.

Os seres humanos e os  cães podem pegar piolhos de aves?
Arranhões podem levar ocasionar infecção (flesh wound image by Allyson Ricketts from Fotolia.com)

Diagnosticando o problema

As picadas, erupções cutâneas e outras irritações na pele algumas vezes podem ser causadas por outras fontes, reais ou imaginárias, diz a ACVCSD.

Karen Vail sugere o uso de lentes de aumento para ver os ácaros, que têm o tamanho de um ponto final de uma frase, ou menores. Colocar quadros colantes nas paredes ou usar adesivo na pele pode gerar provas de infestação.

Já foram identificadas mais de 30 mil espécies de ácaros, afirma o professor Barb Ogg, da University of Nebraska. Alguns ácaros de aves são tão semelhantes aos ácaros dos roedores que apenas um taxonomista treinado pode determinar a diferença entre eles.

A identificação apropriada é crucial na escolha do tratamento correto, especialmente quando um cão está infestado. Seu veterinário pode ajudar a identificar que tipo de parasita está afetando seu cão.

Os seres humanos e os  cães podem pegar piolhos de aves?
Alguns ácaros podem somente ser identificados por um especialista (Microscope image by e-pyton from Fotolia.com)

Tratamento

Embora muitos ácaros de pássaros vivam apenas poucas semanas longe do hospedeiro e não possam se reproduzir sem o sangue do pássaro, alguns ácaros dos pássaros do norte podem sobreviver até seis semanas. Os ácaros dos frangos também podem ser bastante resistentes e viver por alguns meses, de acordo com os cientistas da University of Minnesota Extension.

A prescrição de cremes e medicamentos pode aliviar a coceira e reações alérgicas aos ácaros de aves, mas a fonte da infestação deve ser identificada e erradicada.

Os ninhos e as fezes devem ser localizados e removidos dos sótãos, chaminés, beirais, calhas e vigas. Vails diz que as fezes devem ser umedecidas antes da remoção para evitar fungos e compostos potencialmente causadores de doenças pelas vias respiratórias. Luvas e um respirador devem ser usados durante o processo.

As áreas dos ninhos devem ser queimadas ou pulverizadas com inseticidas, assim como todos os outros lugares em que os pássaros entram ou constroem seus ninhos devem ser barrados e bloqueados.

Dentro de casa, podem ser usados os inseticidas para interiores. Passe aspirador de pó ou panos umedecidos com álcool ou amônia para remover os ácaros nas superfícies difíceis.

A lavagem frequente das roupas de cama e roupas em água quente irá matar os ácaros remanescentes. Aplique vapor seco nos tapetes e móveis.

Os seres humanos e os  cães podem pegar piolhos de aves?
Existem muitos parasitas diferentes que afetam os cães (Ronja 5 image by Nadine Wendt from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível