O que é o barramento do sistema em um Laptop?

Escrito por g.s. jackson | Traduzido por luana ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é o barramento do sistema em um Laptop?
Mesmo com laptops tão poderosos como computadores de mesa, as limitações de espaço obrigam os fabricantes a desenvolverem um hardware diferente para laptops (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Os laptops ou notebooks, podem fazer a maior parte ou tudo que os desktops fazem. Mesmo com laptops tão poderosos como os computadores de mesa, as limitações de espaço ainda obrigam os fabricantes a desenvolverem um hardware diferente para os portáteis. Por exemplo, na discussão de barramento de sistema em PCs e notebooks, uma preocupação importante é a velocidade versus consumo de energia.

Outras pessoas estão lendo

Os hardwares de computador e barramentos

Os Hardwares de computador normalmente não estão disponíveis em um pacote único. Em vez disso, eles consistem num conjunto de partes, muitas vezes de fabricantes diferentes, mas utilizando os mesmos protocolos de comunicação. Em desktops e laptops, os hardware se conectam através de "barramentos" ou conjuntos de fios que permitem a transferência de dados a partir de uma peça para outra ou de uma parte de uma peça, como a placa-mãe, para outra parte.

Barramentos de expansão

Quando conectados em um computador, os periféricos como impressoras, monitores ou placas de vídeo precisam de um caminho para enviar e receber sinais do processador do computador. Essas conexões, chamadas de barramentos "externos" ou de "expansão", funcionam como as rotas pelas quais os sinais para dispositivos periféricos se movem. Mesmo os modens e portas de comunicações que antigamente eram separados da placa-mãe e hoje são integrados ainda utilizam o barramento de expansão.

Barramento do sistema

Ao contrário do barramento de expansão, o barramento do sistema ou "interno" conecta partes da placa-mãe ao processador. Através dele, a Unidade Central de Processamento (CPU) comunica com a memória principal (RAM) e outros componentes da placa-mãe. Esse barramento não controla sinais diretos dos equipamentos periféricos, em vez disso ele gerencia a comunicação entre memória e processamento. No uso diário de um computador, essa conexão é vital e portanto, existe uma rota dedicada através do barramento do sistema.

Barramento do sistema em um laptop

Assim como os desktops, os laptops também têm barramentos de sistema e expansão. O projeto e implementação desses geralmente não diferem muito. No entanto, existe a questão do espaço ao projetar um laptop. Os barramentos transportam sinais na forma de eletricidade. Isso significa que as conexões do barramento e o processador podem esquentar muito durante condições de uso intensas. No pequeno espaço dentro de um laptop, um processador de alta velocidade com um barramento rápido, se não falhar, gera mais calor, sendo possível danificar outros componentes. Por isso, muitos portáteis vêm com processadores e barramentos mais lentos para manter os limites de calor e energia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível