Barriga inchada em peixe acará

Escrito por sarah freeman | Traduzido por karina moraes kurtz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Barriga inchada em peixe acará
Colocar antibióticos no aquário pode ajudar a tratar algumas doenças que causam a barriga inchada no acará (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

O peixe acará, também conhecido por aquaristas como peixes-prata, são uma adição popular para muitos tanques de água doce. Estes peixes são caracterizados por longas nadadeiras triangulares que se estendem estreitamente em seus corpos lisos. Às vezes, o acará irá desenvolver uma barriga inchada ou inchaço abdominal. Este inchaço não é necessariamente um risco para o animal, mas pode ser um sinal de um problema grave. Observe os hábitos do peixe e outras características para melhor determinar a causa.

Outras pessoas estão lendo

Ovos

Um acará com uma barriga inchada pode estar carregando ovos, preparando-se para a desova. Ao contrário de alguns peixes que carregam dentro de si seus filhotes vivos, que desenvolvem ovos fertilizados internamente, o acará desova. Este processo requer que uma fêmea coloque os ovos antes que o macho fertilize-os. Se você tiver mais de um acará, o par pode estar tentando reproduzir, e a barriga inchada é devido aos ovos que estão dentro. Estabeleça uma superfície plana, como um pedaço de pote de plástico ou cerâmica, inclinada no aquário para fornecer um lugar para o peixe para colocar confortavelmente os ovos e desovar.

Má digestão

Como outros animais, o acará pode ter má digestão e tornar-se constipado. Esse problema em seus intestinos pode levar a uma barriga inchada. Todos os peixes são propensos à constipação, mas o corpo estreito do acará o torna mais suscetível. Junto com a barriga inchada, o peixe constipado vai parar de ingerir alimentos. É importante tratar a prisão de ventre, o que pode levar à morte se não tratado. Mergulhe flocos ou alimentos para peixe secos em glicerol ou óleo de rícino, ou alimente-o com purê de ervilhas descascadas, que funcionarão como laxantes.

Hidropsia

Hidropisia é uma doença grave que afeta o acará. É tipicamente caracterizada por uma barriga inchada, assim como os olhos esbugalhados, como se fossem saltar. O inchaço ocorre porque o animal está absorvendo a água mais rápido do que pode expulsá-la. A doença pode ser provocada por elevação de nitrato na água, embora também seja causada por infecções bacterianas. Para tratar a hidropisia, coloque o acará em um tanque separado e adicione antibióticos de tetraciclina à água. Realize mudanças de água no tanque original para evitar a propagação da doença para outros peixes.

Outras causas

Há uma variedade de causas menos comuns de barrigas inchadas no acará, incluindo parasitas internos. Vermes que se prendem, fungos e onychophoras são alguns parasitas que podem infectar o seu peixe e fazer a sua barriga inchar. Os parasitas são normalmente levados a um tanque através de novos peixes que os trazem dentro de si, podendo ser tratados com antibióticos e sal de aquário não iodado. Outras causas da barriga inchada de um acará podem ser problemas nos rins, tais como uma infecção renal, cistos e lesões. Fale com um aquarista profissional para discutir as opções de tratamento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível