Por que não se deve beber água parada

Escrito por paul dohrman | Traduzido por maria cristina marques
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que não se deve beber água parada
A água parada traz riscos de vários tipos (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Beber água parada não é saudável, independentemente dela vir de um ambiente externo ou pelo encanamento. Algumas bactérias, algas e parasitas multiplicam-se com mais eficiência em águas paradas.

O motivo da água se tornar parada varia um pouco entre o mundo desenvolvido e o em desenvolvento, onde o último geralmente sofre problemas ao bebê-la após a quebra de uma adutora.

O perigo de beber água parada não deve ser confundido com doenças causadas por vetores intensificados por ela, como os mosquitos transmissores da dengue e malária, ou um copo de água de torneira clorificada deixado de lado por dias.

Outras pessoas estão lendo

Causas da água parada

No mundo em desenvolvimento, a água parada surge devido à drenagem imprópria, e a uma população que excede a capacidade de água da infraestrutura ultrapassada. Irrigar e lavar a colheira com águas contaminadas também podem causar doenças.

Após a quebra de uma adutora, os trabalhadores precisam isolar a área para fazer o conserto. Quando a pressão da água cai logo em seguida, o refluxo causado pela suspensão ou pela contrapressão pode ocorrer caso o sistema de prevenção de refluxo falhe. Isso pode permitir que águas contaminadas entrem no sistema público, como a água salobra de um sistema de extintor de incêndio, fertilizantes a partir de um berçário ou produtos químicos de uma planta industrial.

Agentes contaminantes também podem ir ao encontro da água do sistema público através da divisão da adutora. Estudos mostram que o solo próximo a tubulações subterrâneas pode conter patógenos fecais. Além disso, o escoamento de ruas e terrenos agrícolas podem ser contaminados com microrganismos e produtos químicos contaminantes.

Doenças transmitidas através da água

Nos estados unidos, o CDC vincula 70% das doenças transmitidas pela água a dois parasitas: Crytosporidium parvum e Giardia lamblia. Não existem medicamentos eficazes para o Cryptosporidium; o tratamento é feito por reidratação.

Mas a contaminação não está limitada a esses dois patógenos. Também há a Doença dos Legionários, que pode causar pneumonia, e a infecção através do E. coli.

Por que bactérias gostam de águas paradas?

As bactérias anaeróbicas desenvolvem-se em águas paradas e pobres em oxigênio, tornando-se deficientes em vários graus quando expostas ao oxigênio. As desnitrificadoras, que metabolizam compostos nitrogenados, são um exemplo disso. As que morrem ao serem expostas ao oxigênio, também conhecidas como organismos anaeróbicos obrigatórios, não possuem uma enzima que converta o superóxido letal em água ou O2. Como criadores de peixes de aquário já sabem, agitar a superfície fornece oxigenação à água.

Acampamentos

Ao acampar, não beba água de alguma espécie de lago sem tratá-la antes. A presença de algas é um bom indicativo de que a água está parada demais para ser consumida, e purificá-la em um acampamento deve ser um processo de múltiplos estágios. Fervura, filtragem e comprimidos de purificação da água devem, de preferencia, ser todos utilizados para tornar a água o mais seguro possível para o consumo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível