Benefícios da prolactina e cartilagem de tubarão

Escrito por tom streissguth | Traduzido por mariana dsp
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Benefícios da prolactina e cartilagem de tubarão
A cartilagem de tubarão não necessariamente traz benefícios (Image by Flickr.com, courtesy of Tina Lawson)

Comercializada sobre diversos nomes, a cartilagem de tubarão é feita a partir do tecido cartilaginoso duro extraído das cabeças e barbatanas dos tubarões. Diz-se que a forma em pó traz diversos benefícios à saúde, incluindo prevenção do câncer e melhora em casos de artrite.

Já a prolactina é um hormônio natural secretado pela glândula pituitária que ajuda a estimular a produção de leite em lactantes. Ela tem efeitos benéficos, mas altas concentrações dela são associadas a altos riscos de câncer de mama.

Outras pessoas estão lendo

Combate ao câncer

Os estudos científicos sobre a cartilagem do tubarão são limitados e, portanto, não conclusivos acerca de qualquer efeito preventivo contra tumores malignos. Contudo, os que afirmam que ela ajuda mencionam a baixa incidência de câncer em tubarões e os estudos que mostram que essa cartilagem é eficaz na prevenção da angiogênese, o crescimento de novos vasos sanguíneos, que são associados ao desenvolvimento de tumores cancerosos. Em um teste feito por C.L. Loprinzi, do Department of Oncology da Mayo Clinic, publicado em na edição de julho de 2005 sobre câncer, a eficácia da cartilagem em pacientes com câncer de mama foi testada em 83 pacientes. Os resultados benéficos foram desconsideráveis e não houve nenhuma melhora na qualidade de vida das pacientes.

Outros usos

A cartilagem de tubarão também é recomendada no combate à artrite, psoríase, osteoporose e degeneração macular, uma condição do olho. Contudo, os estudos ainda são inconclusivos. Como suplemento à alimentação, a cartilagem de tubarão não é examinada pela FDA, instituição americana similar à ANVISA e, portanto, pode ser vendida sem prescrição.

Neovastat: A nova cartilagem de tubarão

Uma nova forma de extrato de cartilagem de tubarão foi feita em forma de líquido e é conhecida por AE-941 ou Nevastat. Atualmente, ela está passando por estudos clínicos para que sua eficácia contra tumores cancerosos seja verificada. Essa é uma novidade recente à nova onda de medicamentos que combatem o câncer e que têm efeitos antiangiogênicos. Pelo menos um dos medicamentos desse tipo foi aprovado para o uso, apesar de não conter cartilagem de tubarão.

Riscos de câncer devido à prolactina

A prolactina é um hormônio produzido naturalmente pela glândula pituitária que estimula a produção de leite. Estudos recentes mostram que ela está associada ao risco de desenvolvimento de câncer de mama. Um estudo conduzido em 2003 pela Dra. Claire M. Perks, do Bristol Royal Infirmary e publicado pelo British Journal of Cancer em junho 2004, afirma que a prolactina dá um fator de sobrevivência às membranas celulares, permitindo que elas criem uma resistência.

Benefícios naturais da prolactina

A produção de prolactina e a amamentação, que a torna possível, foram relacionas à satisfação sexual em lactantes. Além disso, essa atividade tem um efeito profilático, que evita a gravidez em lactantes até que elas retornem ao ciclo menstrual. A prolactina tem um efeito negativo temporário na fertilidade de ambos os sexos. Foi descoberto que elas auxiliam as glândulas suprarrenais a combater infecções.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível