Benefícios do queijo azul para a saúde

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Benefícios do queijo azul para a saúde
O quejo azul mais famoso no Brasil é a Gorgonzola (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

O chamado queijo azul é um tipo de queijo mais elaborado. Desenvolvidos originalmente na França, esses queijos são feitos a partir de uma massa quebradiça e macia, além, é claro, do aspecto azulado (ou levemente esverdeado) que dá nome ao produto. Essa substância azul surge com o processo de maturação do queijo, quando são injetados fungos que dão um sabor especial. Chamado de Penicillium roqueforti, esse fungo combate bactérias que fazem mal ao nosso organismo. O queijo azul mais famoso no Brasil é a Gorgonzola.

Outras pessoas estão lendo

Queima de gordura

Um dos principais benefícios do queijo azul para a saúde humana está relacionado com o aumento de queima de gordura. Isso se refere às quantidades de cálcio presentes no queijo azul. Um estudo publicado nos Estados Unidos, concluiu que uma dieta rica em cálcio contribui para queimar gorduras. Os aminoácidos presentes no cálcio ajudam na queima de gordura, sobretudo a abdominal. Mas atenção: o excesso de cálcio pode causar náuseas e constipação intestinal. Para uma alimentação balanceada, é possível harmonizar o queijo azul com saladas de alface.

Benefícios do queijo azul para a saúde
O queijo azul pode ser harmonizado com salada de alfaces (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Prevenção de doenças

O queijo azul é responsável por prevenir nosso organismo de doenças como a osteoporose, graças à grande concentração de cálcio. Outra doença que o queijo azul ajuda a combater é o câncer de mama, graças à quantidade de minerais, como magnésio, zinco, sódio e potássio. Além disso, o queijo azul é uma grande fonte de vitaminas essenciais, como a vitamina A e D. As fontes de vitaminas B-12 são responsáveis pelo bom funcionamento do nosso sistema nervoso. De modo geral, o consumo de queijo branco contribui para a regulação da pressão sanguínea.

Benefícios do queijo azul para a saúde
O queijo azul tem boas fontes de minerais e vitaminas (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Controle do colesterol

O consumo de queijo azul contribui para reduzir os níveis de LDL (lipoproteína de baixa densidade), o chamado colesterol ruim presente em nosso organismo. Essa característica está relacionada com o processo de maturação do queijo. Nessa etapa do processo, os fungos que formam o queijo azul produzem macromoléculas como a andrastina, um inibidor da síntese do colesterol. Além disso, esses fungos ajudam a neutralizar os ácidos que produzem a placa bacteriana em nossos dentes, o que evita a formação de cáries.

Benefícios do queijo azul para a saúde
Comidas gordurosas aumentam a quantidade do colesterol ruim em nosso corpo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Combate crises de gota

O consumo de queijo azul contribui para combater a gota. Essa doença reumatológica resulta da formação de cristais de ácido úrico nos tecidos e articulações de nosso organismo. A gota, comum em homens de 30 a 50 anos, é favorecida por comidas gordurosas, como refrigerantes, frituras e hamburgueres. De acordo com uma tradicional revista de medicina na Inglaterra, a New England Journal of Medicine, os fungos presentes no queijo azul atuam como anti-inflamatórios e aliviam as eventuais crises de gota.

Benefícios do queijo azul para a saúde
Os fungos presentes no queijo azul atuam como anti-inflamatórios (Eising/Photodisc/Getty Images)

Conclusão

De modo geral, o consumo de queijo azul ajuda nosso organismo a manter o bom funcionamento. Enquanto o cálcio fortifica os ossos, os aminoácidos do queijo azul queimam a gordura abdominal. Isso sem constar no controle do colesterol ruim, na regulação da pressão sanguínea e na grande fontes de vitaminas e prevenção de doenças. Seja na salada, no sanduíche natural, no café da manhã ou mesmo na pizza (desde que em doses moderadas), o queijo azul e seus derivados fazem bem à nossa saúde.

Benefícios do queijo azul para a saúde
O queijo azul ajuda a manter o bom funcionamento do nosso organismo (RAYES/Digital Vision/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível