Mais
×

Bolor verde no tronco de uma árvore cítrica

Atualizado em 17 abril, 2017

Após a colheita de frutos cítricos, é muito comum observar o bolor verde na árvore. Essa doença pode infectar todas as espécies de árvores cítricas.

Limoeiros saudáveis (Lemon tree image by Timo de Looij from Fotolia.com)

Identificação

O bolor verde é causado pelo fungo Penicillium digitatum. As árvores são infectadas quando os esporos verdes do fungo penetram lesões ou feridas no tronco da planta.

Clima

O bolor verde é disseminado rapidamente quando a temperatura alcança 24 ºC. A doença não ocorre em ambientes de temperaturas abaixo de 1 ºC.

Sintomas

Um dos primeiros sintomas de bolor verde é a descoloração do tronco. O fungo causa manchas com 6 mm a 1,2 cm de diâmetro que podem progredir e chegar a 2,5 a 5 cm em questão de dias. Um micélio branco também pode ser visto no tronco da árvore, seguido pelos esporos verdes.

Disseminação

Os esporos verdes são produzidos por essa doença e são responsáveis ​​por sua transmissão de uma planta para outra. Esses esporos podem ser disseminados por insetos ou quando a árvore é manuseada ou podada.

Prevenção e solução

Após a colheita, aplique fungicidas para evitar que a árvore seja infectada. O cloro também é eficaz para matar os esporos de fungos associados ao bolor verde.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article