Mais
×

Bons condimentos para peixes

Atualizado em 21 novembro, 2016

O peixe é um alimento saudável e nutritivo, adequado às necessidades dietéticas diferentes da maioria das pessoas. Geralmente, a carne é leve e preparada de várias maneiras, tais como o cozimento, a fritura e, às vezes, até mesmo defumado. Os peixes de carne branca, como o bacalhau e o linguado, são geralmente preparados de forma diferente do que os peixes mais pesados e escuros, como o atum e o salmão. Você pode melhorar qualquer prato de peixe com os temperos certos, todos disponíveis em seu supermercado local.

O peixe é um alimento saudável (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Condimentos para peixes de carne branca

Um peixe de carne branca deve ser temperado de forma diferente dos peixes de carne escura. A razão é que o peixe tem sabores diferentes dependendo da espécie e da cor da carne. Um tempero simples para um peixe de carne branca é a combinação de sementes de funcho, tomilho, salsa e limão. Experimente balancear essa mistura adicionando quantidades diferentes de cada ingrediente. Você deve adicionar os ingredientes antes de cozinhar o peixe, pois eles devem se misturar e dar ao prato mais sabor após o cozimento. Essa receita é adequada para peixes como o bacalhau, o linguado e a garoupa.

O bacalhau é um peixe de carne branca que pode ser temperado com tomilho, salsa e limão (Eising/Photodisc/Getty Images)

Condimentos para peixes de carne escura

Os peixes de carne escura tendem a ter um sabor mais forte e mais rico do que os de carne branca. Exemplos de peixes de carne escura incluem o atum e o salmão. Uma receita que funciona bem com peixes dessa categoria é a mistura de condimentos como o estragão, o alecrim e a segurelha. Você deve misturar porções iguais de cada tempero e adicioná-las ao peixe antes de cozinhar. Uma dica: essa combinação funciona muito bem para assar e grelhar a carne. Com esse processo, os condimentos ficarão crocantes, complementando a textura do peixe. Para dar mais sabor, esprema uma fatia de limão sobre a carne.

O atum é um peixe de carne escura que deve ser condimentado com estragão ou alecrim (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Condimentos picantes

Se você gosta de sabores fortes e um pouco picantes, considere esta receita para temperar o peixe. Embora funcione melhor com a truta, você pode experimentá-la com outros peixes de sua preferência. Essa combinação de condimentos inclui manteiga, suco de limão, algumas gotas de molho de pimenta tabasco, páprica, sal e pimenta. A receita funciona bem com a carne grelhada, frita ou assada. Experimente quantidades diferentes de condimentos para tornar o peixe mais picante ou mais suave, conforme seus gostos.

A truta é um peixe que combina com condimentos picantes (Eising/Photodisc/Getty Images)
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article