×
Loading ...

Bons exercícios para praticar futebol

As práticas de futebol são criadas para avaliar as capacidades atléticas e técnicas. Existem muitos exercícios que testam a velocidade, o movimento lateral, a condição e as habilidades para controlar a bola. Embora a técnica seja importante, os jogadores atléticos são capazes de aprender novos movimentos e jogar a um nível alto. Também é necessário observar a atitude positiva e competitiva dos jogadores que permita beneficiar o time completo.

O controle da bola é uma habilidade muito importante no futebol (Getty Images)

Correr

Os exercícios de corrida permitem avaliar a velocidade, os movimentos laterais e a condição. Utilize um cronômetro para medir uma corrida de 36 m e avalie a capacidade do jogador para correr no campo. Utilize também cones espaçados por 9 m para medir o tempo da corrida curta lateral. Faça com que cada jogador vá e volte um par de vezes para avaliar a capacidade do jogador de mudar a direção e a velocidade. A condição física é testada dando várias voltas ao redor do campo. O futebol exige atletas com boas condições, por isso dez voltas não devem ser um problema para um jogador profissional.

Loading...

Controle da bola

O controle da bola é muito importante tanto na linha de defesa quanto na de ataque. Coloque 15 cones escalonados em linha com 4 m de separação entre um e outro. Faça com que os jogadores controlem a bola enquanto passam através dos obstáculos. O melhor jogador manterá a bola “colada” aos pés e utilizará poucos chutes para controlá-la. Você também pode testar a habilidade de tocar a bola para outro jogador colocando um de cada lado da linha de cones e pedindo aos esportistas que toquem a bola depois de atravessarem os obstáculos.

Exercícios de precisão

Utilize exercícios de precisão para avaliar a capacidade dos jogadores de marcar, o que é especialmente útil na linha de ataque. Coloque a bola a 18 m da rede, divida essa distância em quatro partes e faça com que os jogadores tentem colocar a bola na posição desejada. Após testar a partir de uma posição fixa, avalie a habilidade do jogador de chutar estando em movimento e com um defensor na frente.

Exercícios para o goleiro

O goleiro é uma posição especial e requer exercícios especiais. Ele fica fixo durante o jogo, mas deve ser extremamente atlético. Teste-o lançando em direção a ele várias bolas sucessivamente. O goleiro deve ser rápido e ter uma ótima visão para bloquear tiros fortes e rápidos. Obrigue-o a ficar frente à bola e coloque os melhores atacantes para tentarem marcar.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...