Brincadeiras para crianças com menos de 3 anos

Escrito por sarah dewitt ince | Traduzido por marla maisonnett
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Brincadeiras para crianças com menos de 3 anos
Menina de três anos brincando com uma bola (four year old image by Empath from Fotolia.com)

Brincadeiras para infantes com 3 anos ou menos aumentam a imaginação e melhoram as habilidades cognitivas. Jogos que envolvam formatos ou números podem ser um bom começo para o seu filho. O Dr. Edgar Klugman, professor na Weelock College em Boston, nos EUA, afirma que é importante brincar porque ajuda a criança a aprender sobre o pensamento lógico e a cooperação enquanto se diverte. Ele diz que jogos construtivos ajudam as crianças a resolverem problemas enquanto estão construindo alguma coisa.

Outras pessoas estão lendo

Palmas alegres

A brincadeira Palmas Alegres é algo para se fazer com seu filho. A brincadeira é simples mas muito interativa e certamente renderá boas risadas. Para jogar esse jogo, você simplesmente senta o seu filho no seu colo, virado para você, e o ensina a como bater palmas, batendo as suas palmas algumas vezes. Ela tentará lhe imitar. É possível também juntar suas mãos para mostrar como fazer. Conforme seu filho for ficando mais velho é possível animar ainda mais essa brincadeira cantando músicas ou ensinando seu filho a bater palmas acompanhando o ritmo. Por exemplo, bata duas vezes e pare e depois bata uma vez, depois repita. Bater palmas de forma simples é para infantes e crianças de até 16 meses, depois conforme ela for crescendo ensine a bater palmas com ritmo. O site Baby Center afirma que essa brincadeira ajudará a melhorar as habilidades da linguagem do seu filho e a coordenação da mão com o olho.

Brincadeira Padrão de Blocos

O site Baby Center também recomenda uma brincadeira para resolução de problemas chamado Padrão de Blocos. Para jogá-la, você deve simplesmente usar blocos coloridos para fazer vários padrões e estruturas com seu filho. Por exemplo, você criaria um formato com dois blocos vermelhos seguidos de dois azuis e depois repetir. Ensine seu filho a como fazer os padrões sozinho, além de empilhar os blocos e criar uma torre.

É possível fazer um padrão plano no chão ou empilhá-los, dependendo do que o seu filho prefira. Quando ela for infante, você pode querer começar com padrões no chão e depois ensiná-lo a elaborar estruturas conforme ele for ficando mais velho. Este é um jogo que irá crescer com seu filho.

Dançar

Dançar é algo divertido para crianças e bebês. Quando o seu filho for um infante é possível começar a ensiná-lo a como dançar, fazendo isso na frente dele e estimulando-o a se movimentar. Conforme ele for ficando mais velho, ele lhe convidará e se animará a dançar sozinho. Dançar todos os dias estimulará seu filho a desenvolver mais rápido suas habilidades motoras. A dança de vários tipos de músicas o ensinará sobre variedade.

Essa brincadeira envolve a criança com o passar do tempo. O site Family Fun Education diz para ensiná-la a fazer instrumentos musicais. É possível utilizar uma caixa de leite como uma guitarra ou latas velhas como uma bateria. Isso estimulará as brincadeiras interativas que são muito divertidas para crianças entre dois e três anos. Dance com seu filho e ensine-o a brincar com seus instrumentos musicais imaginários. Dance com bolas, brinquedos e outros itens para mantê-lo interessado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível