Brincadeiras sobre chuva para a pré-escola

Escrito por naoma serna | Traduzido por débora cussiol
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Brincadeiras sobre chuva para a pré-escola
Ensine ciências através de divertidas atividades relacionadas com o tempo (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Uma das matérias mais difíceis de as crianças se interessarem é ciências, mas se você torná-la divertida, as crianças em idade pré-escolar serão cativadas. O conceito de ciência mais fácil de ensinar nessa idade é o ciclo da água, e a estação das chuvas é o momento ideal para este tipo de atividade. O jogo permite introduzir ou reforçar conceitos complicados e faz com que as crianças entendam como ocorre a chuva.

Outras pessoas estão lendo

Brincadeira da tempestade

Peça às crianças que formem um círculo. Gesticule de forma a reproduzir uma tempestade. Faça as crianças executarem as ações com você. Acene com suas mãos para trás para imitar o vento. Mova suas mãos para baixo, enquanto você se agacha no chão, imitando chuva. Bata seus pés para imitar um trovão. Diga cada palavra (vento, chuva, trovão), quando as crianças executarem cada ação. Você fazer uma variação na qual você não participa, deixando as próprias crianças dizerem as palavras e executarem as ações, como na brincadeira O mestre mandou.

Nuvem de bola de algodão

Distribua uma bola de algodão para cada criança. Esta bola de algodão será uma nuvem de mentirinha. Peça para as crianças tocarem e apertarem a bola de algodão e dizerem qual é a sensação. Pegue uma pequena banheira com água e diga à cada criança para que coloque o algodão na água. Explique à elas que isto é o que ocorre quando a água evapora e sobe para a nuvem, onde é frio e, portanto, volta a sua forma líquida. Coloque todas as bolas de algodão em uma superfície plana e peça que cada criança pegue uma, observe qual é a sensação e discuta sobre ela. Explique que a água cai da "nuvem" porque ela ficou muito pesada e, por isso, produz chuva.

Chuva e arco-íris

Explique como um arco-íris é formado sob as condições ideais de luz do sol e chuva. Vá para fora com a classe em um dia ensolarado e ligue a mangueira de água. Levante-a para que a água faça um arco, e mostre para as crianças como a luz refletida na água faz um arco-íris, tal como acontece às vezes, quando chove, enquanto o sol ainda está brilhando ou logo após uma forte chuva, quando o sol reaparece. Peça que os alunos lhe digam todas as cores que veem formadas no arco-íris da mangueira. Volte para a sala de aula e peça às crianças que desenhem os arco-íris e a chuva em um dia ensolarado.

Representação

Grave diferentes sons de chuva e peça às crianças para ajudar a identificar os diferentes tipos - chuvisco, neblina, chuva, chuva torrencial e garoa - assim como o relâmpago e o trovão. Fale sobre os diferentes tipos de capa de chuva. Leve-as para a escola e explique a função de cada peça. Para encerrar a atividade, você pode dividir a turma em duas equipes. Secretamente diga a uma equipe para representar um tipo de chuva e pedir para a outra equipe adivinhar que tipo de chuva é.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível