Brincadeiras sobre os habitats dos animais para crianças

Escrito por melanie j. martin | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Brincadeiras sobre os habitats dos animais para crianças
Brincadeiras podem ajudar as crianças a apreciarem as maravilhas da natureza (nature image by TpuToH from Fotolia.com)

A maioria das crianças gosta de estar em contato com a natureza e aprender sobre os habitats dos animais. Explorando esses locais, eles aprendem a se importar de verdade com a natureza. Assim, trilhas são uma parte essencial do programa de ciências para crianças. Durante o caminho, faça algumas brincadeiras para tornar o passeio mais divertido e educativo.

Outras pessoas estão lendo

Quem vive lá?

Enquanto estiver caminhando, diga às crianças para procurarem pelo maior número possível de casas de animais ou insetos. Conforme eles forem encontrando tocas, ninhos, colmeias, casulos, formigueiros e buracos em árvores, fale sobre como os animais e insetos usam suas casas, como encontram alimentos em seus habitats e por que cada espécie possui um tipo específico de casa em um certo local.

Caça à lagarta

Em um local próximo a um campo ou jardim, molde limpadores de cachimbo na forma de vários animais e depois esconda-os em árvores, na grama e embaixo de folhas, como Jennifer A. Bauer, Janet Brown e Ken Murray dizem no livro "Wildlife, Wildflowers and Wild Activities". Ou simplesmente finja que os objetos são lagartas e as crianças são passarinhos. Escolha cores que se misturem com o ambiente, como os autores sugerem, e coloque os animais nos locais onde são encontrados na natureza. Por exemplo, coloque um pássaro em um galho de árvore. Certifique-se de que não há nenhuma planta venenosa na área e estabeleça limites claros. Depois que as crianças encontrarem as lagartas ou os animais, converse sobre onde essas criaturas vivem e quais são seus predadores em seus habitats.

Desenho colaborativo

Desenhe uma grande imagem de um certo tipo de habitat no quadro-negro ou em uma cartolina grande. Por exemplo, desenhe um campo com um córrego passando por ele e uma floresta ao lado. Depois, peça que as crianças se revezem e adicionem um animal ou planta ao desenho. Essa atividade é ótima como fechamento para uma lição sobre um habitat em particular.

História em grupo

Leve as crianças para a rua e colete pequenos galhos, folhas, sementes e outros objetos naturais que conseguir encontrar dentro de uma área pequena. Depois, comece uma história colaborativa sobre esses objetos e quaisquer insetos ou animais que estejam à vista. Cada pessoa diz uma frase e deve mencionar uma nova planta, inseto animal ou outro elemento natural que esteja por perto. No final, converse sobre as relações entre todos eles. Essa é uma ótima maneira de focar nos micro-habitats ou em pequenas áreas dentro de um grande ecossistema. Como Bauer, Brown e Murray dizem em seu livro, observar os pequenos habitats mostrará às crianças quanta coisa está acontecendo em alguns metros quadrados de espaço arborizado.

Jogos de árvores

Faça uma brincadeira com as árvores para ajudar as crianças a aprenderem que tipos de árvores crescem em certos habitats, como sugere o site Outdoor Nature Child. Uma árvore como um pinheiro pode servir como base. Converse sobre por que essas árvores estão ali e quais insetos e animais precisam dela para sobreviver. Pergunte às crianças para quem mais a árvore serve como "base". Finja que os alunos são espécies que vivem lá e ficam salvos dos predadores quando estão na árvore. Outra atividade útil é uma chamada "Conheça sua árvore", na qual cada criança leva um colega com os olhos tapados até uma árvore e o ajuda a tocá-la. O aluno vendado sente o padrão da casca e dos galhos e, depois de afastar-se, deve adivinhar em que árvore tocou.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível