Como fazer um Buda

Escrito por zoe van-de-velde | Traduzido por márcia r.m.z.c.
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer um Buda
Fazer um Buda de argila pede um pouco de paciência (Buddha image by Renato Francia from Fotolia.com)

As estátuas de Budas são comumente feitas de cera, madeira ou pedra. Para fazer este Buda você usará argila, pois ela é facilmente modelada e lhe permitirá várias tentativas até obter sucesso. Este projeto requer paciência, tornando-se as vezes enfadonho. Se você é bom com as mãos e bom em perceber detalhes, será capaz de fazer um ícone ou um enfeite notável.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Argila de modelar
  • Faca sem corte
  • Palito de dentes
  • Tinta acrílica ou outra tinta espessa
  • Verniz para artesanato
  • Pincel
  • Pincel para o verniz

Lista completaMinimizar

Instruções

    Cabeça e corpo

  1. 1

    Corte cerca de metade do bloco de argila. Você fará um Buda de 7 cm.

  2. 2

    Separe por volta de um terço do bloco e comece a enrolá-lo com as mãos, de modo que a argila se torne macia e flexível. Então, enrole até que ela adquira o formato da cabeça. O buda que estamos fazendo é careca, então você pode suavizar bem essa parte.

  3. 3

    Enrole os outros dois terços do seu bloco no formato de um corpo arredondado, novamente até que estejam suaves e maleáveis.

  4. 4

    Coloque a cabeça no topo do corpo e lentamente, com seus dedos se movendo para baixo até a base da cabeça, conecte-a ao corpo. Quando tiver moldado as duas peças juntas, você terá a cabeça e o tronco.

  5. 5

    Molde o peito do Buda de tal modo que assemelhe-se mais a uma pessoa do que a um boneco de neve. Normalmente, o Buda é esculpido como um homem imponente, então você pode dar-lhe dobras em sua barriga. Cave o umbigo usando um palito de dentes e molde os músculos do peito e os mamilos usando seus dedos. A essa altura, o corpo já deve estar mais semelhante a um Buda.

    Braços e pernas

  1. 1

    Tire um pedaço de argila do restante do bloco para fazer o braço, partindo do ombro e vindo até mais ou menos a metade de sua barriga. Molde até obter o formato de uma salsicha grossa. Então comece, gentilmente, a conectar o braço junto à base do ombro. Não se esqueça de fazer uma dobra para o cotovelo e de colocar a outra extremidade do braço sobre a barriga da escultura. Repita o processo para o outro braço.

  2. 2

    Coloque uma das mãos sobre a outra e molde-as em um formato oval, em seguida, em uma das metades dessa moldura, faça marcas longitudinais com sua faca que se pareçam com dedos. Você pode pressionar gentilmente o meio de cada dedo para representar as articulações.

  3. 3

    Pegue outro pedaço da argila remanescente, um pouco maior do que utilizou para fazer os braços. Você não fará exatamente pernas - o Buda está sempre sentado. Enrole a argila nas mãos até que fique suave, molde-a em forma de bola com um buraco no meio, onde será colocado o corpo do Buda. Achate as extremidades para que se pareça mais com uma rosquinha.

    Monte o Buda e molde suas feições

  1. 1

    Coloque o corpo dentro da rosquinha, firmando-o conforme une o corpo com a parte de dentro daquilo que será as pernas do Buda. Com seus dedos, afixe gentilmente as duas partes uma à outra e alise-as até que estejam unidas. Para fazer com que suas pernas pareçam cruzadas, erga ligeiramente as duas partes da massa em cada um dos lados do corpo e faça um forma pontuda, referente ao joelho, beliscando a argila nas partes erguidas.

  2. 2

    Faça um entalhe onde as pernas iriam se encontrar, logo abaixo do joelho que você acabou de fazer, em ambos os lados. Então, na parte da frente do corpo, abaixo da barriga, faça as pernas parecerem cruzadas formando um pequeno v de ponta cabeça com uma faca. Isso fara com que seus pés pareçam enfiados sob a barriga.

  3. 3

    Coloque seu dedão e o dedo indicador sobre o rosto do Buda e "belisque" um nariz. Fazendo isso, você também terá conseguido uma referência de onde os olhos deverão estar. Narizes são um desafio e podem pedir algumas tentativas antes de se obter um bom resultado.

  4. 4

    Use o palito de dentes para desenhar formas ovais para os olhos, suavizando-as com seus dedos. A melhor coisa em relação à argila é que você pode sempre fazer várias tentativas.

  5. 5

    Belisque uma orelha usando o dedão e o indicador e entalhe, com o palito de dente, a parte interna de maneira semelhante a uma orelha real. Para a boca, use o palito para fazer uma linha - geralmente o Buda está sorrindo, então erga-a nos cantos - e então, muito gentilmente, belisque com os dedos a argila logo acima e abaixo dessa linha - o resultado deve ser um formato de boca. Feito isso, suavize as arestas para definir um pouco mais a forma.

    Tinta e verniz

  1. 1

    Deixe seu Buda secar por 24 horas; a argila precisa estar completamente seca antes de ser pintada.

  2. 2

    Escolha a cor ou cores e pinte o Buda com cuidado, assegurando-se de preencher todas as fendas. Deixe-o secar.

  3. 3

    Aplique o verniz. Uma vez que esteja seco, você terá um lindo objeto que pode ser usado como enfeite, peso de papel ou presente.

Dicas & Advertências

  • A argila de modelar seca bem rápido quando exposta ao ar, então tenha certeza de que toda a argila que não estiver sendo utilizada seja embalada em uma sacola ou dentro de um recipiente.
  • Você não precisa colocar a argila no forno, ela secará sem a necessidade de aquecimento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível