Tipos de símbolos na literatura

Escrito por mark keller | Traduzido por francine silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de símbolos na literatura
Os símbolos são difundidos em toda a boa literatura (Jupiterimages /Polka Dot/Getty Images)

Um símbolo literário é algo que possui um significado maior do que sua mera significância literal em uma história ou um poema. Esse significado simbólico pode ser específico ao autor ou mais difundido, variando de importância cultural a associação universal. A baleia no romance "Moby Dick" de Herman Melville, por exemplo, é considerada um sinal do mal, embora esse significado seja raramente relacionado a uma baleia em outras obras. Por outro lado, uma rosa é vista como um sinal de romance no mundo inteiro. Muitos outros símbolos na literatura são igualmente bem difundidos.

Cores

As cores geralmente possuem um significado simbólico em obras literárias. O vermelho é associado à vida, perigo ou paixão. O verde é uma cor de vida e esperança, enquanto o amarelo representa velhice e declínio. O azul geralmente simboliza paz e tranquilidade, enquanto o laranja é ligado ao poder espiritual ou amor sexual. O roxo pode ser um símbolo de realeza ou dor, mas seu tom mais claro, o violeta, é um símbolo de lucidez. O marrom, a cor da terra, é relacionado à humildade. Tanto o branco quanto o rosa são cores da inocência, porém o branco também pode simbolizar clareza, enquanto o rosa sugere feminilidade. O preto é quase sempre a cor da morte ou do mal.

Natureza

Muitos aspectos da natureza possuem significados simbólicos tradicionais. A progressão das estações é geralmente relacionada à vida humana, com a primavera, o verão, o outono e o inverno representando, respectivamente, nascimento, maturidade, velhice e morte. O sol e o dourado são símbolos masculinos, enquanto a lua e o prateado são femininos. A macieira simboliza a tentação, como resultado da crença de que a fruta proibida era uma maçã no Jardim do Éden. O sicômoro representa a vaidade, o carvalho a força e a castanheira a presciência.

Direções

As quatros direções da bússola são vistas como símbolos de coisas diferentes dependendo da obra em questão. O leste é ligado ao nascimento, renovação e o clássico "vinho, mulheres e música". O oeste, onde o sol se põe, é quase sempre relacionado à decadência e ao fim das coisas. O norte gelado é um lugar de morte, hostilidade e solidão, enquanto o sul, por outro lado, simboliza conforto, força e paz.

Animais

Muitos animais possuem significados simbólicos maiores. Tanto o leão quanto o pavão são associados ao orgulho, porém o leão é também um símbolo de força, enquanto o orgulho do pavão representa vaidade. Entre as aves, as corujas são sábias, os falcões observadores e os corvos mensageiros da morte. O salmão é também um símbolo de sabedoria, enquanto o rato significa humildade e medo. As raposas e os gatos simbolizam trapaça, mas o gato é esperto e a raposa é astuta. Voltando à tradição edênica, as cobras geralmente simbolizam o mal e a tentação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível