O que fazer quando o meu cachorro tem ciúme do meu companheiro?

Escrito por lisa maire | Traduzido por larissa frança
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que fazer quando o meu cachorro tem ciúme do meu companheiro?
Os cachorros ciumentos podem latir para os visitantes (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Muitos donos de animais de estimação lidam com cachorros ciumentos. O ciúme é um instinto natural em cães, que é a causa de latidos ou rosnados para outros bichos ou visitantes que entram em contato com a família humana deles. O comportamento ciumento de um cão pode ser até mais problemático quando ele tem ciúme do seu companheiro. Existem muitas maneiras que você pode usar para ensinar seu cachorro a aceitar mais seu parceiro e diminuir as tendências de ciúme.

Outras pessoas estão lendo

Determinando a causa do ciúme

Muitas vezes, a causa do comportamento ciumento do cão é mais complexa do que ele simplesmente não gostar do seu companheiro. Determine o que exatamente desencadeia a resposta ciumenta por parte dele. Em alguns casos, tocar ou abraçar pode levar o animal a ficar ciumento e protetor em relação ao dono. Preste atenção em comportamentos como: manter a cabeça baixa no chão, ficar com o rabo entre as pernas ou rosnar e latir. Você deve saber o que especificamente está incomodando seu animal antes que possa treiná-lo a ser menos ciumento e evitar que o problema se torne um comportamento agressivo.

Estabelecendo liderança

Você nunca deve punir seu cachorro por exibir um comportamento ciumento, já que ele é geralmente parte dos seus instintos protetores naturais. Em vez disso, deve-se mostrar ao cão que você é o líder e firmemente desencorajar essa atitude. Seu animal está testando os limites e tentando agir como "líder do bando" ao tentar chamar sua atenção quando você estiver com seu companheiro. Coloque-se entre o cão e o seu parceiro e diga a palavra "não" em voz firme. Se ele persistir, retire-o da situação e deixe que ele se acalme. Uma vez que isso aconteça, recompense-o com um presente antes de colocá-lo próximo ao seu parceiro novamente. Talvez seja necessário prender seu cão ou mantê-lo em um cômodo separado até que ele se acalme. Mostre sua liderança não deixando que ele entre novamente na situação ou esteja perto de você ou de qualquer outra pessoa até que se acalme.

Pratique interações

A repetição é uma das melhores maneiras para os cachorros aprenderem o comportamento correto. Organizar interações práticas é um ótimo modo de ensinar o seu cão a diferenciar o que está certo e errado. Recrie o desencadeador das respostas de ciúme do seu animal. Por exemplo, se perceber que ele exibe esse comportamento quando seu parceiro entra na sua casa e te dá um abraço, é necessário inventar uma situação falsa onde isso aconteça. Comece com outra pessoa que não seja da família e que seu cão não conheça. Faça-a entrar na casa como o seu parceiro faria. Ignore o comportamento do seu cachorro até que ele fique calmo e de modo submisso. Uma vez que isso aconteça, diga "bom garoto" e recompense-o. Pode levar um tempo para que ele pare no começo, mas continue repetindo o exercício. Quando ele se acalmar imediatamente, faça o exercício de interação com seu companheiro várias vezes, recompensando-o enquanto ele permanecer calmo e submisso durante o processo.

Tempo a sós

Uma vez que seu cachorro tenha começado a se sentir mais confortável com a presença do seu companheiro, é importante que eles dois desenvolvam uma relação própria. Seu parceiro também deve demonstrar as habilidades de liderança com o cão para que seja respeitado. Comece essas interações jogando algum jogo, enquanto seu companheiro estiver presente. À medida que o jogo começar, deixe que o seu companheiro jogue a bola e gradualmente traga-o para a brincadeira. Faça a mesma coisa quando levar o animal para passear ou dar comandos. Inicie esses exercícios com a sua presença e a do seu parceiro e eventualmente, deixe eles dois sozinhos. Isso ensinará seu cão a confiar, respeitar e desfrutar da companhia do seu companheiro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível