Crescimento e peso de border collies

Border collies são uma raça de cães trabalhadores criados para pastorear ovelhas

Kane Skennar/Photodisc/Getty Images

O crescimento e o peso de border collies depende do estágio de vida em que eles estão e para que eles estão sendo usados. O border collie é uma raça extremamente inteligente que exige um pouco mais de comprometimento do dono que uma raça menos ativa para manter a forma. Como os border collies são conhecidos por viverem até 14 anos de idade, eles completam de três a quatro estágios de vida diferentes durante este tempo.

Filhotes e adultos

Como com todas as raças, um filhote de border collie saudável deve ter a pele, as orelhas, os olhos, o nariz e a pelagem limpos, bem como um corpo cheio, mas não gordo. Os olhos devem ser brilhantes; o padrão da raça possui cabeça e orelhas alertas, produzindo um visual interessado e observador. O border collie é um cão atlético de tamanho médio, que não deve pesar menos de 13 kg ou mais de 22 kg quando adulto. Os machos adultos chegam a medir 55 cm no ombro, enquanto as fêmeas medem apenas 53 cm.

Fêmeas prenhas

Durante a prenhez, a maioria das border collies crescem e adicionam o peso da ninhada mesmo que eles tenham parado de crescer. Nas primeiras cinco a seis semanas, uma border collie prenha pode agir completamente normal; porém, além disso, ela começa a ficar menos ativa, o que dura até cerca de uma semana depois do parto devido ao peso da ninhada e as exigências nutricionais. Border collies prenhas devem ser capazes de manter uma quantidade adequada de energia diária mesmo quando não estão competindo. Mães gordas e obesas têm mais dificuldades na prenhez.

Cães idosos

Cães idosos correm o risco de ficarem abaixo do peso ou acima do peso. Border collies abaixo do peso são difíceis de identificar, mas podem ser sentidos. Idealmente, as costelas devem estar saudavelmente com carne e não demonstrarem sinais de desnutrição. Cães obesos têm falta de definição e podem exibir dificuldades em respirar nos casos mais severos.

Considerações

Os border collies são companheiros ativos a qualquer idade e devem apresentar um corpo ágil e em forma quando adultos e durante toda a vida, porque esses cães são criados para a longevidade e com habilidade em trabalhar. Enquanto filhotes são maravilhosos para treinadores experientes de border collies, um cão idoso é mais maduro, já treinado e menos ansioso, o que o torna um animal inicial maravilhoso para o novo entusiasta de border collies. O controle do crescimento e peso ideal é importante para este cão ser longevo e feliz em qualquer estágio da vida.

eHow Brasil
×