×
Loading ...

Ciclo reprodutivo de um dachshund miniatura

Atualizado em 21 novembro, 2016

A reprodução de cães de pequeno porte é uma tarefa surpreendentemente complexa. O dachshund miniatura é um cão muito pequeno, que pode passar por vários problemas durante o ciclo de reprodução, incluindo problemas de saúde durante a gravidez e a necessidade de uma cesariana para o nascimento dos filhotes. Para maximizar as chances de tudo correr bem durante a reprodução de dachshunds miniatura, um criador em potencial deve primeiro ter um conhecimento sólido sobre cada etapa do ciclo de reprodução.

Os criadores devem estar atentos a tudo que ocorre durante o ciclo reprodutivo do dachshund miniatura (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Cio

As fêmeas de dachshund miniatura começam a ficar no cio com 6 a 8 meses de idade. o que se repete aproximadamente a cada seis meses. O cio dura de 18 a 21 dias, a partir da fase de proestro. O proestro dura cerca de nove dias e pode ser identificado a partir do ligeiro inchaço da vulva e presença de secreção sanguinolenta. Ao entrar na fase do estro, a vulva incha ainda mais e a secreção diminui, ficando de cor mais clara. Após cerca de quatro dias, as fêmeas entram em diestro, quando a secreção se torna mais vermelha e a vulva retorna ao seu tamanho normal. O cio se completa quando não há mais secreção, e a cadela entra em período anestro até seu próximo cio.

Loading...

Reprodução

A fêmea de dachshund miniatura fica receptiva ao macho durante a fase de estro do ciclo reprodutivo. Para garantir a maturidade física e social completas, os dachshunds miniatura não devem ser cruzados até que o segundo ciclo reprodutivo se complete. A reprodução durante o estro muitas vezes resulta em concepção. No entanto, uma fêmea pode ser receptiva a um macho de dois a três dias após o final do estro, quando ela já não está mais fértil. Além disso, nem sempre as fêmeas ficam prenhes na primeira tentativa, de modo que repetir a cruza no próximo ciclo reprodutivo pode ser necessário.

Prenhez

O período de gestação para dachshunds miniatura dura em média 63 dias, e, durante esse período tanto a prática de exercícios quanto a nutrição correta são vitais para manter saudáveis tanto a mãe quanto os filhotes em desenvolvimento. São importantes durante este estágio oferecer caminhadas regulares e uma dieta equilibrada de alta qualidade. As dachshunds prenhes não devem ser alimentadas com suplementos vitamínicos e minerais, a fim de evitar desequilíbrio nutricional.

Parto

Na primeira fase do trabalho de parto, o útero começa a contrair regularmente e há dilatação cervical. Esta fase dura de 2 a 12 horas. A expulsão de fluidos aquosos e contrações fortes sinalizam o avanço para a segunda fase, em que o primeiro filhote entra no canal pélvico. Os filhotes nascem neste estágio em intervalos de 30 a 60 minutos. Durante os períodos de descanso entre os nascimentos, a mãe retira a membrana do nariz do recém-nascido e limpa seu corpo. Como os canais vaginais das fêmeas de dachshunds miniatura são estreitos, elas podem precisar de ajuda durante o parto. Se as contrações durarem mais de uma hora ou houver longos períodos de descanso, por exemplo de quatro horas, a mãe deve ser levada a um veterinário para uma cesariana.

Após o nascimento

A fase final do trabalho de parto envolve a expulsão da placenta após o nascimento de cada filhote. Muitas cadelas irão comer a placenta, que fornece proteínas e nutrientes. A mãe também vai mastigar o cordão umbilical que liga cada filhote a ela. As dachshunds miniatura não conseguem engravidar imediatamente após o parto. No entanto, uma cadela dachshund pode entrar no cio novamente em até três meses após dar à luz filhotes, altura em que o ciclo reprodutivo começa de novo.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...